Um homem foi detido pela polícia no sábado (24) após quebrar uma parte de um antigo trono vietnamita classificado como “tesouro nacional”, informou a mídia estatal do país.
O trono remonta à Dinastia Nguyen, a última dinastia real do Vietnã, que durou de 1802 a 1945.
A Dinastia Nguyen estabeleceu a cidade de Hue, no centro do país, como capital do Vietnã durante o governo, segundo a UNESCO.
Os monumentos da cidade, que incluem vários palácios reais, locais de rituais e túmulos, foram declarados Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Homem estava estava sob efeitos de intoxicação
O trono que foi quebrado no sábado estava localizado dentro do Palácio Thái Hòa, em Hue, a “estrutura mais importante” da cidade, onde os imperadores realizavam cortes e cerimônias reais, de acordo com o Vietnam News.
Pouco depois do meio-dia de sábado (1h, no horário de Brasília), um homem apresentando “sinais de intoxicação grave” entrou em uma área restrita do palácio, isolada por cordas, e subiu no trono.
Ele então “gritou de forma incoerente” e quebrou o braço esquerdo da cadeira cerimonial, informou o site de notícias estatal.
Uma fotografia publicada pelo Nhân Dân, o jornal oficial do Partido Comunista do Vietnã, que está no poder, mostra um pedaço do apoio de braço com uma cabeça de dragão caída no chão. Dois outros fragmentos do apoio de braço estão ao lado.
O homem que destruiu o trono foi encaminhado para uma avaliação psiquiátrica, informou o Vietnam News, devido ao seu “estado mental instável”, que incluía “delírios e fala incoerente”.
Medidas de segurança estão sendo reforçadas em todo o complexo de monumentos, “com ênfase na proteção de artefatos e tesouros nacionais”, acrescentou o site de notícias estatal.
Fonte: CNN Brasil