Home / Tecnologia / Homem com ELA usa implante da Neuralink para se comunicar

Homem com ELA usa implante da Neuralink para se comunicar

Bradford Smith, um paciente com esclerose lateral amiotrófica (ELA), se tornou o primeiro paciente não verbal a utilizar um implante cerebral da Neuralink para se comunicar apenas com o pensamento. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa de Elon Musk e está em fase de testes clínicos com humanos desde 2024.

Impedido de se movimentar e de falar devido à progressão da doença, Smith publicou um vídeo em seu perfil no X (antigo Twitter) revelando que agora consegue “digitar com o cérebro”. Com a ajuda de inteligência artificial, ele narrou o conteúdo do vídeo usando uma versão clonada de sua própria voz.

Implante cerebral permite comunicação apenas com sinais neurais

O dispositivo da Neuralink, descrito por Smith como tendo o tamanho de cinco moedas empilhadas, é implantado diretamente no crânio. Fios flexíveis conectam o implante ao córtex motor, região do cérebro responsável pelo controle dos movimentos. Esses fios captam a atividade neural e transmitem os sinais sem fio para sistemas externos, onde algoritmos de aprendizado de máquina os convertem em comandos.

Homem com ELA usa implante da Neuralink para se comunicar
Visão expandida do implante N1 da Neuralink. (Imagem: Neuralink)

Smith é o terceiro ser humano no mundo a receber o implante e o primeiro com ELA a utilizá-lo como único meio de comunicação. “Sou o primeiro com ELA e o primeiro não verbal. Isso significa que dependo totalmente do dispositivo para me comunicar”, explicou. Ele destacou que o dispositivo lhe proporcionou “liberdade, esperança e comunicação mais rápida”.

Primeiros resultados mostram avanço no uso da IA com humanos

  • Em comunicado divulgado em fevereiro, a Neuralink afirmou que o paciente já usou o dispositivo para interagir em diversas situações cotidianas.
  • Isto inclui assistir à vitória do filho em uma competição de robótica, conversar com vizinhos no parque e até realizar uma palestra com sessão de perguntas e respostas para jovens em sua igreja local.
  • A empresa também informou que trabalha com Smith para desenvolver um sistema de comunicação do zero, combinando modelos de linguagem com novas estratégias de decodificação neural.
  • O objetivo é alcançar uma velocidade de conversação mais próxima do ritmo da fala natural.

Leia mais:

Próximos passos da Neuralink

A Neuralink deu início aos testes em humanos após obter autorização da Food and Drug Administration (FDA) em maio de 2023. Segundo a empresa, os ensaios clínicos continuam ativos nos Estados Unidos e Canadá, com perspectivas de futuras investigações também no Reino Unido.

bradford smith
Bradford Smith, o terceiro paciente a receber o implante cerebral da Neuralink (Imagem: Bradford Smith / X)

Smith finalizou sua publicação dizendo: “Estou digitando isso com meu cérebro. É meu principal meio de comunicação. Pergunte o que quiser!”.

O post Homem com ELA usa implante da Neuralink para se comunicar apareceu primeiro em Olhar Digital.

Ir para o conteúdo original: https://olhardigital.com.br/2025/04/29/medicina-e-saude/homem-com-ela-usa-implante-da-neuralink-para-se-comunicar/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *