O Hamas anunciou que vai libertar o refém israelense-americano Edan Alexander, informou a agência Agence France-Presse (AFP) neste domingo, 11.
“O soldado israelense Edan Alexander, com dupla cidadania americana, será libertado como parte dos esforços para um cessar-fogo” em Gaza e a retomada da entrada de ajuda no território palestino, informou o Hamas em um comunicado.
Edan Alexander estava em cativeiro desde o ataque de 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza, e sua libertação ocorre no contexto dos diálogos entre o Hamas e os Estados Unidos em busca de um cessar-fogo.
Mais cedo, a agência noticiou que duas autoridades confirmaram a realização de discussões diretas entre representantes do Hamas e dos Estados Unidos em Doha.
“Houve negociações diretas em Doha entre líderes do Hamas e os Estados Unidos sobre um cessar-fogo, uma troca de prisioneiros [de reféns israelenses por prisioneiros palestinos] e a entrada de ajuda humanitária em Gaza”, disse uma das autoridades, acrescentando que as discussões “ainda estão em andamento”. (em atualização)
Fonte: Exame