Home / Política / Haddad e Nikolas protagonizam bate-boca e sessão na Câmara é encerrada com confusão

Haddad e Nikolas protagonizam bate-boca e sessão na Câmara é encerrada com confusão

7 de julho de 2025 - 02:30(Foto: Reprodução/TV Câmara)

" data-medium-file="https://i2.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/06/camara-nikolas-haddad.png?fit=300%2C129&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/06/camara-nikolas-haddad.png?fit=1238%2C531&quality=70&strip=all">

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, protagonizou um embate nesta quarta-feira (11) com os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carlos Jordy (PL-RJ), durante audiência pública na Câmara dos Deputados. O episódio marcou um novo capítulo da tensão entre o governo e a oposição, em meio às discussões sobre a política fiscal e a revisão do decreto do IOF.

Logo no início do confronto, Haddad criticou os parlamentares por fazerem questionamentos e deixarem a comissão sem ouvir suas respostas. “Agora aparecem dois deputados, fazem as perguntas e correm do debate. […] É um pouco de molecagem, e isso não é bom para a democracia”, afirmou.

Em resposta às críticas sobre o aumento de impostos e o déficit nas contas públicas, o ministro atacou a condução fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Haddad, o superávit de R$ 54 bilhões registrado em 2022 foi alcançado à custa de medidas pontuais e não sustentáveis.

Ele citou o que classificou como “calote” aos governadores pela redução do ICMS dos combustíveis; o não pagamento de precatórios, a venda da Eletrobras “na bacia das almas” e a distribuição de mais de R$ 200 bilhões em dividendos pela Petrobras, que chamou de “depenagem”. “Dando calote, torrando patrimônio público e tomando dinheiro de governador. Assim qualquer um faz superávit”, resumiu o ministro.

Após as falas, o deputado Carlos Jordy voltou à comissão e pediu direito de resposta. “Moleque é você, ministro, por ter aceitado um cargo dessa magnitude e só ter feito dois meses de economia. […] Governo Lula é pior do que uma pandemia”, declarou.

Pouco depois, Nikolas também voltou ao auditório e pediu direito de resposta. Foi quando começou uma confusão, com o presidente da sessão, o deputado Rogerio Correa (PT-MG) insistindo que Nikolas só poderia falar ao invocar questão de ordem, o que ele não fez. Os microfones foram fechados e deu início uma gritaria, com parlamentares governistas e da oposição disparando ofensas uns aos outros.

Correa então disse que não poderia prender o ministro Haddad na sessão, e decidiu encerrá-la – aos gritos constantes no Anexo II do Plenário 02 da Câmara dos Deputados.

The post Haddad e Nikolas protagonizam bate-boca e sessão na Câmara é encerrada com confusão appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *