Home / Economia / Haddad diz que debateu IOF com Lula e que medida estava em debate há bastante tempo

Haddad diz que debateu IOF com Lula e que medida estava em debate há bastante tempo

14 de julho de 2025 - 16:46Brasília (DF), 22/05/2025 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante divulgação dos dados do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 2º bimestre de 2025. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

" data-image-caption="

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil / infoMoney

" data-medium-file="https://i3.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/05/fernando-haddad-ministro-fazenda01.webp?fit=300%2C225&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/05/fernando-haddad-ministro-fazenda01.webp?fit=1024%2C768&quality=70&strip=all">

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista publicada neste domingo (25) no jornal O Globo que o decreto que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi debatido “na mesa do presidente Lula”.

“Isso (medida do IOF) foi debatido na mesa do presidente. E o presidente convoca os ministros que ele considera pertinentes para o caso. Essa é a atribuição do presidente da República”, disse o ministro.

O caso gerou turbulência no mercado e foi anunciado logo após um congelamento de R$ 31,3 bilhões em gastos públicos. Sob pressão, Haddad recuou da medida.

Segundo Haddad, a decisão do recuo “foi absolutamente técnica” e “tomada horas depois do anúncio”, logo após chegarem as informações sobre o problema.

“Antes de mais nada, chequei com pessoas em que eu confio para saber se aquelas informações estavam corretas. E assim que eu identifiquei que havia um problema, reuni virtualmente a equipe para redigir o ato de correção.”

Haddad disse ainda que a “regularização do IOF está sendo estudada há bastante tempo” e destaca que está “sempre reavaliando medidas regulatórias” da pasta.

The post Haddad diz que debateu IOF com Lula e que medida estava em debate há bastante tempo appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *