O governo Trump está avaliando medidas para impulsionar a energia nuclear dos EUA, com foco em transformar resíduos nucleares e plutônio radioativo em combustível para reatores avançados.
A iniciativa inclui quatro possíveis decretos executivos, segundo a Reuters, e faz parte de um esforço para expandir o uso de energia limpa, especialmente diante do aumento da demanda elétrica impulsionado por data centers de inteligência artificial.
Reciclagem e usinas
- Uma das propostas prevê a reciclagem de mais de 90 mil toneladas de resíduos nucleares atualmente armazenados em cerca de 70 usinas pelo país.
- Também está em discussão uma mudança na legislação para permitir a transferência desses materiais para instalações especializadas.
- Outro decreto sugere maior controle federal sobre o licenciamento e instalação de usinas, hoje sob responsabilidade da Comissão Reguladora Nuclear (NRC), órgão independente.

Leia mais:
- IA faz big techs verem energia nuclear com outros olhos
- EUA testam novo combustível nuclear que pode revolucionar a produção de energia
- Energia de fusão nuclear pode se tornar realidade nesta década – e a Microsoft sai ganhando
Inovação nuclear como prioridade
O secretário de Energia, Chris Wright, afirmou ao Congresso que o governo pretende acelerar a inovação nuclear, com ênfase em tecnologias de próxima geração, como pequenos reatores modulares.
No entanto, a proposta enfrenta críticas. Especialistas em não proliferação alertam para os riscos de segurança, temendo que a reciclagem de resíduos facilite o acesso a materiais que podem ser usados na fabricação de armas nucleares.
A decisão, se concretizada, pode ser histórica para o governo Trump, e marcar um ponto de inflexão na política energética dos EUA.

O post Governo Trump avalia reciclagem de lixo nuclear para impulsionar energia limpa apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital