A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos azeites das marcas Almazara e Escarpas das Oliveiras. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.
De acordo com a Anvisa, os produtos têm como embaladora a empresa Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda., também conhecida como Super Mercado Oriente, cujo CNPJ foi oficialmente extinto em novembro de 2023.
Leia mais: Governo proíbe venda de duas marcas de azeite no Brasil
A medida representa a segunda proibição envolvendo marcas de azeite em menos de uma semana. Na última terça-feira, a Anvisa já havia vetado os produtos das marcas Alonso e Quintas D’Oliveira, também com base em denúncias do Ministério da Agricultura sobre irregularidades sanitárias e ausência de origem confiável.
As quatro marcas já haviam sido alvo de ações do governo em outubro de 2024, quando lotes foram apreendidos por apresentarem risco à saúde dos consumidores. À época, o Ministério da Agricultura informou que a composição dos azeites era incerta, o que levanta suspeitas sobre adulterações ou presença de óleos não declarados nos rótulos.
The post Governo proíbe comercialização de mais duas marcas de azeite por irregularidades appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney