Home / Política / Governo fez leitura equivocada sobre o quadro fiscal, afirma Zeina Latif

Governo fez leitura equivocada sobre o quadro fiscal, afirma Zeina Latif

A atual situação fiscal do Brasil demonstra falhas do governo e do Congresso na condução das contas públicas, segundo a economista Zeina Latif, sócia-diretora da Gibraltar Consulting.

De acordo com a economista, o governo federal cometeu um erro de avaliação e de diagnóstico ao focar excessivamente na arrecadação, negligenciando o controle das despesas.

Ela destacou que, embora algumas iniciativas para recompor a base tributária fossem importantes, houve um equívoco na abordagem das despesas. “O governo errou ao gerar mais rigidez nos gastos e aí o tal do arcabouço fiscal com uma inconsistência muito grande, interna”, explicou Latif ao WW Especial.

Papel do Congresso na crise fiscal

A sócia-diretora da Gibraltar Consulting também não poupou críticas ao Legislativo, ressaltando que o Congresso foi “sócio” na deterioração das contas públicas. “O legislativo aprovou a PEC de transição que feria a lei de responsabilidade fiscal, apesar de alertas de instituições ligadas ao Senado, Tribunal de Contas, Instituição Fiscal Independente”, pontuou.

Perspectivas para o futuro

Apesar do cenário desafiador, Zeina Latif considera que a situação atual representa mais um “estresse institucional” do que uma crise profunda. Ela observou que há uma deterioração institucional no país, com enfraquecimento do Executivo e intervenções por vezes indevidas do Judiciário.

A economista ressaltou que esse quadro institucional será um tema importante para os próximos governos, que terão o desafio de “desatar esse nó”. Latif concluiu que, embora haja componentes estruturais na crise atual, parte do estresse é conjuntural e tende a se dissipar com o tempo, especialmente após o período eleitoral.

WW Especial

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *