O Governo de São Paulo realiza o “Dia D” de vacinação contra a gripe todas as 645 cidades paulistas, neste sábado (10). A campanha busca ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização contra a doença.
A ação deste sábado é voltada para 19,3 milhões de pessoas de grupos prioritários: crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e idosos, que são públicos mais vulneráveis ao vírus.
A meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que comanda a campanha, é alcançar 90% de cobertura vacinal entre os grupos elegíveis (crianças, gestantes e idosos). A cobertura atual entre esses grupos no estado é de 16,1%.
Segundo o Governo, a duração de proteção da vacina é de cerca de um ano, a depender da resposta imunológica de cada pessoa. Por isso, o Estado ressalta a importância da vacinação anual, já que o vírus muda com frequência e a vacina é atualizada para acompanhar as variações.
Em 2025, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES-SP já enviou 11,6 milhões de doses do imunizante aos 645 municípios. A vacinação aos grupos prioritários iniciou no último dia 28 de março no estado.
A diretora do CVE, Tatiana Lang, ressalta que a vacina é a maneira mais eficaz de proteção contra a gripe. “Segura e atualizada anualmente, a vacina ajuda a evitar formas graves da doença, especialmente porque o vírus da Influenza sofre mutações frequentes e exige constante monitoramento”.
Veja abaixo a lista completa dos grupos prioritários de vacinação:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
- Profissionais de saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores do ensino básico e superior;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Trabalhadores da saúde;
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores dos correios;
- Trabalhadores portuários;
- População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo de SP faz “Dia D” de vacinação contra gripe neste sábado (10) no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil