Home / Tecnologia / Google vai levar o Gemini para a sala de aula; entenda como

Google vai levar o Gemini para a sala de aula; entenda como

Novas tecnologias podem ser um grande desafio para os professores dentro de uma sala de aula. Antes da proibição dos celulares, por exemplo, era difícil tirar os olhos dos alunos das pequenas telas.

Fora do ambiente escolar, quando tem lição de casa, é bem provável que alguns estudantes utilizem chatbots para resolvê-la. E tem muito jovem hoje em dia que prefere o ChatGPT ao professor para tirar alguma dúvida.

Leia mais

Na outra ponta, essas novas tecnologias também podem ser encaradas como aliadas do docente. E é nisso que o Google acredita.

Durante sua participação na ISTE, a maior conferência de tecnologia educacional da América do Norte, a big tech anunciou uma série de novidades voltadas para a Educação. E a promessa é de facilitar muito essa integração entre o humano e a máquina.

Google vai levar o Gemini para a sala de aula; entenda como
A big tech faz um trabalho bem bacana voltado para a Educação – Imagem: bluestork/Shutterstock

Google na sala de aula

  • Durante o evento, a gigante da tecnologia apresentou mais de 30 ferramentas de IA para educadores.
  • E todas serão gratuitas: o pacote Gemini AI agora está disponível sem custos para todas as contas do Google Workspace for Education.
  • Nesse pacote estão ferramentas que podem ajudar a elaborar planos de aula, resolver problemas de matemática ou redigir e-mails, entre outras coisas.
  • Os professores também podem criar versões personalizadas da IA ​​Gemini, chamadas “Gems”.
  • Elas funcionarão como agentes de IA que ajudarão os alunos que precisam de suporte extra ou querem entender melhor o assunto.
  • Algumas outras novas ferramentas disponíveis para educadores incluem o Google Vids para criação de vídeos com IA generativa, um novo recurso “ajude-me a criar um formulário” no Gemini e o lançamento do Google Class Tools.
  • O recurso Class Tools foi anunciado no início deste ano e, agora que está disponível, permitirá que os professores gerenciem os Chromebooks de seus alunos.
  • Esse gerenciamento inclui o compartilhamento de conteúdo diretamente nas telas durante as aulas.
  • Seja compartilhar um link, um vídeo, uma nova apostila ou até mesmo uma prova surpresa para aquela turma mais bagunceira!

Ferramentas para os alunos – e outras novidades

O Google também pensou no lado dos estudantes e vai abrir pela primeira vez a sua ferramenta de pesquisa e anotações NotebookLM para usuários menores de 18 anos.

Os alunos poderão usar o NotebookLM para acessar coisas como guias de estudo interativos e visões gerais de áudio em estilo podcast – isso com base em materiais enviados pelos próprios professores (e não da internet como um todo).

A empresa também está lançando uma espécie de painel que vai ajudar a monitorar o progresso dos jovens e analisar o desempenho e o engajamento deles.

1 de julho de 2025 - 17:53
As novas tecnologias podem ser um problema para os professores, mas também podem ser aliadas deles (dependendo da forma de uso) – Imagem: Rido/Shutterstock

A big tech promete, por fim, proteger melhor os dados dos usuários do Gemini e no Gmail, aumentar o controle sobre as salas de espera do Google Meet e muito mais. A previsão é que todas essas ferramentas estejam disponíveis dentro dos próximos meses.

As informações são do The Verge.

O post Google vai levar o Gemini para a sala de aula; entenda como apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: Olhar Digital

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *