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Gol (GOLL4): o que esperar após sair da recuperação judicial? Por que cautela segue

Gol (GOLL4): o que esperar após sair da recuperação judicial? Por que cautela segue

As ações da Gol (GOLL4) registram forte volatilidade nas últimas sessões e tiveram forte alta na véspera, de cerca de 12%, após a conclusão do processo de recuperação judicial nos EUA.

Em 6 de junho, vale ressaltar, após o fechamento do mercado, a Gol anunciou que concluiu sua reestruturação financeira e emergiu de seu processo do Chapter 11 (espécie de recuperação judicial) nos EUA. Apesar da alta das ações e saída da recuperação judicial, analistas de mercado estão cautelosos com o papel, apontando a diluição prevista dos ativos.

Isso porque, como parte desse processo, a Gol executou um significativo aumento de capital por meio da capitalização de recebíveis totalizando aproximadamente R$ 12 bilhões, resultando na emissão de 8,2 trilhões de ações ordinárias e 968,8 bilhões de ações preferenciais. Com esse movimento, a Abra passa a deter, direta ou indiretamente, aproximadamente 80% do patrimônio da Gol.

A transação também envolve uma transição para novos tickers de negociação (GOLL53 para GOLL3 e GOLL54 para GOLL4), com lotes de negociação atualizados de 1.000 ações.

O Bradesco BBI aponta que, com a Gol fora do Chapter 11, ela agora pode se concentrar na execução de seu plano de 5 anos. No entanto, mantém recomendação de venda para as ações, dado o preço de conversão de R$ 0,01/GOLL4.

O BTG Pactual também ressalta que a capitalização envolve a emissão de 1,2 trilhão de ações, resultando em uma diluição acionária significativa de 99,8%. Além disso, após a reestruturação, a alavancagem da companhia permanecerá elevada, em 5,4 vezes, e a Abra deterá agora 80% da Gol. Assim, o BTG também segue com a recomendação de venda, com preço-alvo de R$ 1.

O banco contextualiza que, em 2024, a aérea entrou com pedido de Chapter 11, refletindo os desafios enfrentados no pós-COVID.

Por meio desse processo, a empresa conseguiu firmar acordos importantes, incluindo: (i) US$ 1 bilhão em financiamento DIP; (ii) US$ 1,1 bilhão em concessões de arrendadores, incluindo financiamento comprometido para revisão de motores; (iii) cerca de US$ 150 milhões em debêntures locais e acesso a US$ 340 milhões em antecipação de recebíveis; (iv) Acordo de suporte ao plano com a Abra e credores quirografários para reduzir o endividamento da GOL em até US$ 1,7 bilhão de dívidas anteriores e até US$ 0,8 bilhão em outras obrigações; (v) Acordo com autoridades do governo brasileiro para reduzir impostos, contingências e outros passivos em US$ 750 milhões, além de gerar US$ 184 milhões em liquidez até 2029.

A empresa também firmou acordo com a Boeing, garantindo US$ 262 milhões em concessões e liquidez adicional até 2029, totalizando um alívio de US$ 0,7 bilhão, ou US$ 1,25 bilhão em apoio total ao financiamento de saída de US$ 1,9 bilhão.

De acordo com compilação feita por 3 casas consultadas pela Reuters, a GOLL4 conta com 2 recomendações de venda e 1 de manutenção, o que mostra ainda cautela com os ativos da companhia.

Expansão

Em entrevista à Reuters, o presidente-executivo, Celso Ferrer, apontou que a companhia aérea saiu do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, preparando o cenário para a expansão de frota e novos voos e rotas no Brasil e em outros países.

Apesar das dificuldades financeiras da Azul (AZUL4), que entrou em Chapter 11 em maio, as negociações para uma possível parceria entre a companhia aérea e a Gol estão em andamento, disse Ferrer. Mas um acordo final “só vai acontecer se for para acrescentar resultados. Se for para acrescentar rota, se for para acrescentar crescimento, se for melhor para todo mundo”, acrescentou.

As discussões sobre a combinação de negócios, que foram formalizadas com um memorando de entendimento em janeiro, estão sendo conduzidas pelo Abra Group, holding controladora da Gol e da colombiana Avianca.

(com Reuters)

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Fonte: InfoMoney

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