Home / Tecnologia / Gigante chinesa de delivery, Meituan chega ao Brasil com investimento de R$ 5,6 bilhões

Gigante chinesa de delivery, Meituan chega ao Brasil com investimento de R$ 5,6 bilhões

A chinesa Meituan, especializada em delivery de refeições e tecnologia para o varejo, confirmou o lançamento, nos próximos meses, do Keeta, seu serviço de entrega de comida no Brasil. A operação contará com um investimento de R$ 5,6 bilhões ao longo dos próximos cinco anos para apoiar sua expansão no país.

A novidade será anunciada nesta segunda-feira, 12, durante uma cerimônia de assinatura em Pequim, com a presença de Wang Xing, CEO da Meituan, e do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

“Estamos ansiosos para trazer o Keeta ao Brasil, com o objetivo de melhorar a experiência dos consumidores, impulsionar o crescimento dos restaurantes parceiros e gerar mais oportunidades para os entregadores parceiros em todo o país”, disse o CEO da Meituan, em nota.

O anúncio ocorre quase um mês após a 99 informar que vai investir R$ 1 bilhão para expandir sua operação de logística no Brasil e retomar o 99Food, serviço de entrega de refeições encerrado em 2023. Na última semana, a colombiana Rappi, que seguia com presença tímida, também prometeu zerar as taxas cobradas de restaurantes e investir R$ 1,4 bilhão no Brasil nos próximos três anos, conforme reportou a EXAME.

A chegada da Meituan intensifica a disputa no mercado brasileiro de delivery, dominado pelo iFood, que detém cerca de 80% do setor. A empresa, controlada pela holandesa Prosus, realizou recentemente um reajuste de 15,3% na taxa mínima paga aos entregadores, abaixo da reivindicação da categoria.

Lançada em 2022 em Hong Kong, a marca internacional da Meituan, Keeta, oferece serviços de entrega de alimentos na região e expandiu para o mercado da Arábia Saudita no ano passado, conquistando clientes com entregas rápidas e preços competitivos. O sucesso, segundo a companhia, é reflexo de mais de 15 anos de experiência operacional e investimentos em tecnologia.

“Estamos felizes em trazer para o Brasil nossa experiência e nossa tecnologia, beneficiando os usuários, assim como fizemos na Ásia e no Oriente Médio”, afirmou o CEO da Meituan. “O país é um grande mercado e com potencial ainda maior. É um privilégio poder contribuir para o seu crescimento econômico e para que os brasileiros tenham mais escolhas”, complementou.

Na China, onde compete com marcas como Ele.me, do grupo Alibaba, a Meituan conta com 770 milhões de usuários ativos. Em 2024, a empresa registrou uma média de 98 milhões de entregas diárias de pedidos feitos online. Para comparação, o iFood celebrou, em 2024, 100 milhões de entregas mensais.

Wang Xing afirmou que, ao investir no Brasil, espera impactar positivamente tanto os usuários quanto a indústria, impulsionando a inovação e elevando a qualidade do serviço na região. Listada na Bolsa de Valores de Hong Kong desde 2018, a Meituan registrou uma receita de US$ 46,65 bilhões em 2024, valor 12 vezes superior ao do iFood.

Com cerca de 200 milhões de usuários na China, o aplicativo da empresa detém 70% do market share no país. Fundada em 2010, a Meituan oferece, por meio de seu app, uma ampla gama de serviços, incluindo entrega de alimentos, mercado, medicamentos, venda de ingressos para cinema e shows, e reservas de viagens, entre outros.

Fonte: Exame

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *