Yoda é um dos personagens extraterrestres mais queridos na história do cinema, e parte disso tem a ver com sua maneira peculiar de falar. “O maior professor, o fracasso é”, “Muito a aprender, você ainda tem” e “Quando 900 anos de idade você alcançar, tão bem você não parecerá” demonstram a forma única do mestre Jedi de formular pensamentos. Com dublagem do lendário Frank Oz, suas falas são encantadoramente desarticuladas e fora de sequência.
George Lucas, o criador de “Star Wars”, comentou sobre esse aspecto particular do personagem Yoda em uma exibição de aniversário de “O Império Contra-Ataca” (1980) esta semana. Ele explicou que tudo foi criado para garantir que as mensagens geralmente profundas do pequeno alienígena realmente atingissem o público.
“Porque se você falar inglês normal, as pessoas não vão prestar tanta atenção“, disse Lucas no Festival de Filmes Clássicos TCM 2025, segundo a Variety. “Mas se ele tiver um sotaque, ou for realmente difícil de entender o que ele está dizendo, elas focam no que ele está falando”.
“Ele era basicamente o filósofo do filme”, acrescentou o cineasta. “Eu tinha que encontrar uma maneira de fazer as pessoas realmente escutarem — especialmente as de 12 anos”.
Também nesta semana, as contas verificadas do Disney+, Star Wars e LucasFilm – empresa de produção cinematográfica e televisiva de Lucas – postaram clipes de erros de gravação de Yoda no set dos filmes “Star Wars”, com Oz continuando a fazer a voz e manipular o pesado boneco do Yoda mesmo em tomadas que não seriam utilizadas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em George Lucas revela origem do jeito peculiar de falar de Yoda no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/george-lucas-revela-origem-de-jeito-peculiar-de-falar-do-yoda/