O presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galipolo, participa de uma entrevista coletiva na sede do Banco Central do Brasil em Brasília, Brasil, em 27 de março de 2025. REUTERS/Adriano Machado
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, elogiou nesta sexta-feira (23) a decisão do Ministério da Fazenda de recuar parcialmente do aumento do IOF sobre operações de câmbio, após a forte reação do mercado financeiro.
Durante sua participação virtual no XI Seminário Anual de Política Monetária, Galípolo destacou a rapidez da resposta do ministro Fernando Haddad.
“Todo mundo precisa louvar e reconhecer que o ministro, em poucas horas, suprimiu a medida — antes mesmo da abertura do mercado — após ouvir a sociedade. Cabe a todos nós reconhecer a agilidade com que a Fazenda atuou”, afirmou.
Deputado quer que Haddad fale à Comissão da Câmara sobre aumento do IOF
Deputado quer esclarecimentos “diante de possíveis impactos irreversíveis à economia”
Haddad: Não considerei reação do mercado ontem exagerada, diferente de dezembro
Haddad considerou que, após o anúncio da isenção do IR, de dezembro, houve “desinformação”, o que não ocorreu desta vez
A revisão foi anunciada na noite de quinta-feira (22), após agentes do setor financeiro expressarem preocupação com o possível impacto negativo da nova alíquota sobre remessas internacionais e aplicações no exterior.
Entre os pontos revistos:
- Foi mantida em 1,1% a alíquota do IOF sobre remessas destinadas a investimentos no exterior, como originalmente vigente.
- A alíquota sobre aplicações de fundos brasileiros no exterior segue em 0%, revertendo o aumento proposto de 3,5%.
Apesar do recuo nesses pontos, outras mudanças previstas no pacote de ajustes fiscais permanecem em vigor, e o governo ainda projeta arrecadar R$ 18 bilhões em 2025 com as alterações no IOF.
The post Galípolo elogia recuo da Fazenda sobre IOF e destaca agilidade de Haddad appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney