Home / Educação / Fuvest 2026: divulgado guia sobre uso do nome social e isenção

Fuvest 2026: divulgado guia sobre uso do nome social e isenção

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou o Guia Inclusão Vestibular 2026. O documento traz informações sobre as ações afirmativas disponíveis para quem pretende tentar uma vaga em umas graduações oferecidas pela Universidade de São Paulo (USP).

O guia pode ser consultado na íntegra pela internet. Em um dos trechos, é destacado que o uso do nome social no vestibular será garantido por lei para pessoas travestis e transexuais. Durante a inscrição, o candidato deverá preencher o “nome social”, não sendo necessário que ele esteja no documento oficial do candidato no dia da prova. Veja outros pontos abordados:

Isenção ou redução da taxa do vestibular

A publicação detalha o passo a passo de como diminuir ou se isentar da taxa de realização do vestibular (R$ 211) de acordo com a renda familiar e a modalidade que o candidato cursou no ensino médio. Será possível fazer a solicitação no período das 12h do dia 12 de maio até as 12h do dia 11 de julho. O resultado do pedido será divulgado a partir das 12h do dia 4 de agosto.

A USP vai reservar 50% das vagas para estudantes de escolas públicas brasileiras. Dessa metade, 37% são reservadas para pessoas negras, de cor preta ou parda e indígenas (PPIs).

Recursos específicos

Será possível solicitar recursos específicos para a realização da prova ou solicitar permissão para o uso de equipamentos especiais como, por exemplo, prova em Braille, intérprete de Libras, prova ampliada em papel A3, uso de aparelho contínuo de infusão de insulina ou medição de glicose, uso de materiais próprios para extração de leite materno, uso de banheiro com maior frequência, entre outros.

A solicitação dos recursos específicos deverá ser feita das 12h do dia 12 de maio até as 12h de 11 de julho. A divulgação dos resultados será a partir das 12h do dia 4 de agosto.

Amamentação

A amamentação de crianças de até seis meses de idade durante a realização da Fuvest também é abordada pelo guia. A candidata poderá levar um acompanhante para permanecer com a criança durante a realização do exame. Haverá compensação do tempo de amamentação em até uma hora.

O pedido para realizar a amamentação durante a prova deverá ser feito das 12h do dia 12 de maio até as 12h de 11 de julho. A divulgação dos resultados será a partir das 12h do dia 4 de agosto.

Confira as principais datas do vestibular da Fuvest 2026:

  • Solicitação de isenção ou redução da taxa de inscrição: 12h do dia 12 de maio às 12h do dia 11 de julho de 2025;
  • Pedido de recursos específicos: 12h do dia 12 de maio às 12h do dia 11 de julho de 2025;
  • Inscrições: 18 de agosto e 7 de outubro de 2025;
  • Primeira fase dos exames: 23 de novembro de 2025;
  • Segunda fase: 14 e 15 de dezembro de 2025;
  • Provas de competências específicas: 9 de dezembro a 12 de dezembro de 2025;
  • Lista de aprovados na 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026.

Como escolher o curso na faculdade? Psicóloga dá dicas para estudantes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fuvest 2026: divulgado guia sobre uso do nome social e isenção no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *