Home / Sustentabilidade / Fuplastic recicla plástico em blocos para construção e gera recursos para crianças com câncer

Fuplastic recicla plástico em blocos para construção e gera recursos para crianças com câncer

Fuplastic recicla plástico em blocos para construção e gera recursos para crianças com câncer

Uma parceria está gerando impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para crianças em tratamento contra o câncer. A Fuplastic, empresa brasileira especializada em soluções sustentáveis para a construção, compra tampinhas plásticas arrecadadas pela ONG Tampinhas que Curam, gerando recursos para o tratamento e acolhimento dessas famílias.

Após a compra, a companhia transforma os materiais em blocos modulares e outras estruturas para construção.

Nos últimos cinco meses, a Fuplastic recebeu 40 caminhões carregados com 2,4 milhões de tampinhas plásticas, o que equivale a 60 toneladas de material. O reaproveitamento dessas tampinhas ajuda a reduzir a necessidade de novos recursos naturais e diminui o volume de resíduos plásticos, contribuindo diretamente para a preservação ambiental.

“A Fuplastic nasceu para dar um novo propósito ao plástico, e essa parceria com a ONG Tampinhas que Curam é um exemplo claro de como a economia circular pode gerar benefícios concretos, tanto ambientais quanto sociais. Estamos inovando com responsabilidade, criando soluções inteligentes que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente”, afirma Bruno Frederico, CEO da Fuplastic.

Tampinhas que Curam

Idealizado em 2021 por Fernanda de Lucca, o projeto Tampinhas que Curam surgiu a partir de sua experiência pessoal com o filho, Lorenzo, diagnosticado com Leucemia Linfoide Aguda tipo B. Durante o tratamento, Fernanda se deparou com as dificuldades financeiras que muitas famílias enfrentam para custear medicamentos e transporte.

Make-A-Wish realizou 580 mil sonhos de crianças com doenças graves – e quer dobrar o impacto social

A campanha de arrecadação de tampinhas plásticas oferece uma forma sustentável e acessível de gerar recursos para auxiliar essas crianças.

Atualmente, a ONG arrecada cerca de 15 toneladas de tampinhas por mês, com o objetivo de expandir a arrecadação para outras regiões do Brasil, como o Nordeste, e aumentar em 50% a coleta em 2025. Em 2024, foram recicladas quase 98 toneladas de tampinhas e três toneladas de lacres de latinhas, com o valor arrecadado destinado ao custeio de medicamentos, exames e outras necessidades dos pacientes.

Economia circular e impacto social

A parceria entre a Fuplastic e a Tampinhas que Curam representa um modelo de colaboração sustentável, no qual resíduos plásticos são reaproveitados para gerar impacto positivo. O valor arrecadado com as tampinhas não apenas contribui para o tratamento das crianças com câncer, mas também evita que milhões de tampinhas sejam descartadas de forma inadequada, ajudando a preservar o meio ambiente.

Ir para o conteúdo original: https://exame.com/esg/fuplastic-recicla-plastico-em-blocos-para-construcao-e-gera-recursos-para-criancas-com-cancer/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *