Nesta quinta-feira (8), o governo anunciou as medidas que tomará para informar e ressarcir os beneficiários lesados pela fraude bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As vítimas — nove milhões ao todo — serão avisadas na terça-feira (13) via aplicativo Meu INSS, que enviará uma notificação. Além disso, as pessoas notificadas precisarão informar, no app, se os valores debitados foram autorizados ou se houve fraude.

Estima-se que o ressarcimento será de R$ 6,3 bilhões referente ao período de 2019 e 2024, quando os descontos indevidos foram realizados.
Como será o passo a passo para receber o ressarcimento do INSS?
- Na terça-feira (13), o INSS informará os nove milhões de lesados com os descontos indevidos por meio do app Meu INSS;
- No dia seguinte, o órgão vai liberar dois canais de comunicação para que os contribuintes que foram vítimas do escândalo descubram a associação que fez o desconto em seu benefício: o próprio Meu INSS e a central telefônica 135;
- Serão cobertos pelo ressarcimento os valores descontados nos últimos cinco anos, partindo de 2020, mas não há uma data precisa;
- Não há prazo definido para que o contribuinte reclame o ressarcimento. Além disso, o INSS orienta aos segurados que não autorizem terceiros a agir em seu lugar, visando evitar golpes;
- Em caso de dúvidas, recorra ao telefone 135. Por meio dele, o atendente pode acessar o Meu INSS do segurado, podendo informar qual foi a associação que descontou a quantia de sua conta e qual foi o valor debitado;
- O cidadão não precisa inserir documentos no app ao requerer o ressarcimento.
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A seguir, automaticamente, o sistema do INSS vai gerar uma cobrança para a associação citada pelo cidadão. A instituição, por sua vez, terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo do segurado, apresentando comprovação de associação, autorização do desconto e documento de identidade da pessoa.
Caso a associação não seja comprovada, a instituição acionada pelo segurado deverá ressarci-lo em até 15 dias úteis. Porém, para evitar golpes, os valores serão repassados ao INSS, que, então, vai depositá-los na conta do cidadão.
O órgão garante que todos que reclamarem e não tiverem vínculo comprovado receberão os valores de volta.

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Fonte: Olhar Digital