Home / Política / Fraude no INSS: à CNN, deputado aponta omissão e conivência do governo

Fraude no INSS: à CNN, deputado aponta omissão e conivência do governo

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) apontou, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (1º), omissão e conivência do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante do esquema bilionário de desvios indevidos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).Val

Chrisóstomo protocolou na quarta-feira (30) o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escândalo.

A fraude foi revelada na semana passada por meio de investigação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU). Entidades sindicais teriam cobrado de beneficiários do INSS cerca de R$ 6,3 bilhões, entre os anos de 2019 e 2024.

À CNN, Chrisóstomo declarou que parlamentares de esquerda foram responsáveis pela derruba da Medida Provisória 871/2019, assinada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), e que previa a obrigatoriedade da autorização de eventuais descontos no holerite de aposentados e pensionistas do INSS.

“Eles derrubaram [a MP] em 2022 e cresceu muito esse roubo em 2023 e 2024. Quem está investigando é a Polícia Federal, não é o governo do PT, não é o Lula. A PF não é do Lula e não é do PT. Pertence ao Estado brasileiro e está agindo dentro de sua competência. ‘Ah, nós estamos fazendo’. Nós quem? O PT? O PT não faz isso, só está roubando”, disse o deputado.

Em seguida, Chrisóstomo questionou por qual motivo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, não tomou providências para acabar com o desconto não autorizado nas aposentadorias.

“O ministro da Previdência declarou que tinha conhecimento do roubo em 2023. Ele não é ministro do governo? Por que já não pediu para sair para investigar? Ou então por que já não pediram para impedir esse roubo em 2023? Ele se declarou culpado, então ele também é culpado”, finalizou o parlamentar.

A CNN entrou em contato com o PT e com o ministro Carlos Lupi para comentar as declarações de Chrisóstomo. O espaço segue aberto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fraude no INSS: à CNN, deputado aponta omissão e conivência do governo no site CNN Brasil.

Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/fraude-no-inss-a-cnn-deputado-aponta-omissao-e-conivencia-do-governo/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *