Home / Mundo / França acusa Rússia de lançar ataques cibernéticos em massa há anos

França acusa Rússia de lançar ataques cibernéticos em massa há anos

A França acusou nesta terça-feira a Rússia de realizar há anos uma campanha de ataques cibernéticos contra vários alvos públicos e privados, incluindo a campanha presidencial de 2017 do atual presidente francês, Emmanuel Macron.

“O serviço de inteligência militar russo (GRU) vem implantando um modus operandi de ofensiva cibernética chamado APT28 contra a França há vários anos, dirigido contra uma dezena de entidades francesas desde 2021”, declarou o ministro das Relações Exteriores da França, Jean Noël Barrot, em mensagem na rede social X (ex-Twitter).

A mensagem é acompanhada por um vídeo de quase dois minutos que detalha vários episódios do que chama de “guerra silenciosa travada pela Rússia contra a França”.

O APT28 é um grupo com dois objetivos: coletar informações destinadas ao Kremlin “e desestabilizar nossa sociedade por meio da desconfiança”, de acordo com o vídeo.

Ele acrescenta que os veículos de imprensa são “o alvo preferido” desse grupo, que também realizou “um roubo maciço” de milhares de documentos em 2017 para tentar influenciar as eleições daquele ano, embora “a manobra tenha falhado”.

“A ameaça ainda está ativa. Desde 2021, o APT28 multiplicou seus alvos na França: entidades ministeriais, coletividades territoriais, mas também empresas de armas e aeroespaciais ou setores econômicos e financeiros”, acrescenta o vídeo do Ministério das Relações Exteriores.

Esses ataques cibernéticos também são direcionados contra os “parceiros” da França e se multiplicaram contra a Ucrânia desde a invasão da Rússia de 2022, enfatizou.

O vídeo conclui com os esforços das autoridades francesas para detectar e deter os ataques cibernéticos russos.

Ir para o conteúdo original: https://exame.com/mundo/franca-acusa-russia-de-lancar-ataques-ciberneticos-em-massa-ha-anos/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *