Home / Tecnologia / Fortnite é aprovado pela Apple e retorna à App Store dos EUA após 5 anos da remoção

Fortnite é aprovado pela Apple e retorna à App Store dos EUA após 5 anos da remoção

A Apple aprovou nesta terça-feira retorno do jogo Fortnite, da Epic Games, à App Store dos Estados Unidos, cinco anos após sua remoção inicial. O anúncio da liberação foi feito pela desenvolvedora de games em um post no X (antigo Twitter).

O jogo de RPG foi retirado da plataforma em 2020, após a Epic implementar em sua versão web um sistema de pagamento direto, contornando o mecanismo da Apple que cobra até 30% de taxa por transações dentro dos aplicativos. Essa ação provocou o descontentamento da Apple e desencadeou uma longa disputa judicial, segundo informações da CNBC.

Disputas na justiça

No mês passado, a Epic obteve uma decisão favorável da Justiça, que determinou que a Apple não pode cobrar comissão por aplicativos que direcionem os usuários a formas de pagamento externas, nem impedir o uso de links que se assemelhem a botões de pagamento. Após essa decisão, a Epic informou ter submetido o Fortnite para revisão na App Store americana. Para que o jogo fosse reintroduzido, ele precisava passar pelo processo de App Review, no qual a Apple avalia se os aplicativos atendem às suas diretrizes.

Desde o envio em 9 de maio, a aprovação do Fortnite estava emperrada, o que levou a Epic a entrar com uma ação judicial na semana passada. Na segunda-feira, o juiz exigiu que a Apple justificasse a demora na aprovação ou buscasse um acordo com a Epic sobre a situação do jogo.

A Apple recorreu contra essa ordem judicial e pediu uma suspensão que permita reverter as mudanças que já implementou na App Store em resposta à decisão. Até o momento, um porta-voz da Apple não respondeu aos pedidos de comentário.

A decisão judicial recente levou grandes empresas de tecnologia, como Amazon e Spotify, a atualizar seus aplicativos para permitir links internos de compra. Usuários do iPhone, por exemplo, já podem adquirir livros do Kindle diretamente pelo app.

Enquanto Amazon e Spotify ajustaram seus aplicativos já aprovados, a Apple revogou a conta de desenvolvedor da Epic e retirou o Fortnite da loja após a ação judicial da Epic.

Na Europa, a Epic conseguiu registrar uma conta de desenvolvedor e disponibiliza Fortnite por meio de uma loja de terceiros, conforme a Lei de Mercados Digitais que entrou em vigor no ano passado. Jogadores de iPhone também têm a opção de acessar Fortnite por meio de plataformas de jogos na nuvem. Mesmo assim, a Apple tentou encerrar a conta da Epic na região antes de recuar, segundo a Epic.

As comissões da App Store representam uma fatia crescente das receitas da Apple, incluídas na divisão de Serviços, que também abrange publicidade, garantias AppleCare, pagamentos e assinaturas como o Apple TV+. No trimestre encerrado em março, a Apple registrou quase US$ 27 bilhões em receita proveniente dessa área.

Fonte: Exame

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *