Convocada há cerca de dez dias, a Força Nacional de Segurança Pública chegou às terras indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, no extremo sul da Bahia, nesta terça-feira (29).
A operação, que tem o objetivo de dar suporte à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), terá agora as estratégias, operações e logística alinhadas em reunião entre as equipes da Força Nacional e representantes da Funai para iniciar os trabalhos.
Entre as estratégias, está a manutenção da ordem pública, a proteção do patrimônio e a garantia da segurança das comunidades tradicionais que habitam essas terras. Nos últimos meses, a região tem sido palco de disputas relacionadas à demarcação territorial e também sofre com a atuação de grupos ligados ao crime organizado.
Segundo o Governo Federal, o número de agentes envolvidos na operação, que segue o planejamento da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP) em coordenação com a Polícia Federal e órgãos de segurança da Bahia, não será divulgado por razões de segurança tanto dos agentes quanto das comunidades indígenas.
O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, enfatizou a importância da chegada da Força Nacional em uma região historicamente marcada por conflitos. “A atuação das equipes demonstra o empenho da Senasp em proteger a população vulnerabilizada e apoiar a Funai no fortalecimento da presença do Estado na área”, afirmou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Força Nacional chega à terras indígenas no extremo sul da Bahia no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/nordeste/ba/forca-nacional-chega-a-terras-indigenas-no-extremo-sul-da-bahia/