Um navio cargueiro com cerca de 3 mil veículos, incluindo 800 elétricos (EVs), foi abandonado em alto-mar após um incêndio descontrolado a bordo, na terça-feira (3), em meio ao Oceano Pacífico.
O incidente levanta novos alertas sobre os riscos crescentes do transporte marítimo de carros elétricos, cuja popularização vem superando a capacidade da indústria de gerenciar os perigos associados às baterias de íons de lítio.
O navio, Morning Midas, havia partido do porto de Yantai, na China, em 26 de maio, com destino ao México, após escalas em Xangai e Nansha, no sul do país. A Zodiac Maritime, empresa responsável pela embarcação, afirmou que a fumaça foi vista saindo de um dos conveses, e que a tripulação tentou conter as chamas, mas sem sucesso.
Todos os 22 tripulantes foram evacuados com apoio da Guarda Costeira dos Estados Unidos e transferidos para um navio mercante próximo. A Zodiac disse ainda que operações de salvamento estão em andamento, mas não divulgou informações sobre o proprietário dos veículos a bordo.

Baterias que não apagam
O incidente reacende preocupações que vêm crescendo no setor. De acordo com um relatório recente da seguradora Allianz, o transporte marítimo de veículos elétricos representa uma ameaça crescente à segurança da cadeia logística global.
Os incêndios envolvendo EVs são notoriamente mais difíceis de conter: as baterias de íons de lítio podem gerar calor intenso por longos períodos e desencadear o chamado processo de fuga térmica (thermal runaway), no qual as células entram em combustão em cadeia. Um único carro pode exigir até 30 mil litros de água para resfriar o sistema.
Além disso, o ambiente confinado e metálico dos navios cargueiros oferece pouca ventilação, tornando o combate às chamas ainda mais perigoso — tanto para a tripulação quanto para os socorristas.

Histórico de tragédias no mar
Não é a primeira vez que navios transportando veículos elétricos enfrentam incidentes graves. Em 2022, um cargueiro com cerca de 4 mil veículos afundou no Atlântico, mesmo após tentativas de rebocá-lo. Em 2023, outro incêndio destruiu um navio com quase 3 mil automóveis próximo à costa da Holanda.
O crescente número de casos levou armadores e grupos de segurança marítima a publicarem diretrizes específicas para o transporte de veículos elétricos, incluindo novos protocolos de contenção e sistemas de detecção de fumaça.
Ainda assim, especialistas apontam que o ritmo de adaptação das embarcações pode estar atrás do avanço da eletrificação automotiva. Em muitos casos, os navios não estão equipados com os sistemas necessários para mitigar riscos associados às novas tecnologias de propulsão.
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Fonte: InfoMoney