A CloQ é uma fintech de impacto social que mira auxiliar os brasileiros a construírem um histórico de crédito positivo por meio do nano-crédito. A empresa desenvolve análise de crédito com foco na inclusividade, independentemente da renda ou do score tradicional
A proposta, de simplificar o acesso para quem mais precisa, já permitiu a concessão de mais de 18 mil nano-empréstimos, com valores entre R$100 e R$500, para mais de 7,500 clientes, movimentando mais de R$ 4 milhões.
“A CloQ nasceu em 2020, a partir de uma experiência própria. Vivi de perto o peso de não ter acesso a essa ferramenta em momentos críticos. E, por isso, hoje a nossa missão é oferecer uma solução com alternativas justas e seguras para quem historicamente tem sido excluído do sistema financeiro”, explica a pernambucana Rafa Cavalcanti, fundadora e CEO da fintech.
Cavalcanti presenciou as dificuldades enfrentadas por sua mãe, uma empreendedora que teve que recorrer a agiotas após enfrentar problemas financeiros e a dificuldade do acesso ao crédito.
Inteligência artificial como diferencial competitivo
A CloQ se diferencia por um algoritmo de inteligência artificial que analisa milhares de alternativos, desde informações cadastrais até padrões de uso do aplicativo.
Desde o início da operação, a empresa investiu continuamente no aperfeiçoamento de sua tecnologia para reduzir a inadimplência, que começou em 40% durante a fase alpha e atualmente está em torno de 9% em beta, índice muito competitivo em comparação aos grandes bancos.
Com operação 100% digital, a empresa utiliza um aplicativo, disponível para Android, como porta de entrada para seus clientes. O processo de análise pode levar alguns dias, período necessário para o algoritmo avaliar dados de comportamento do usuário, cruzando informações públicas e dados fornecidos diretamente pelo cliente.
O primeiro empréstimo é limitado a R$ 150, como uma medida de segurança para avaliar o comportamento de pagamento. Caso o histórico seja positivo, os valores podem aumentar, chegando a R$ 500, com opções de pagamento a partir de 2 parcelas.
“Nossas soluções não se limitam em apenas oferecer crédito, mas sim a criar um caminho para que as pessoas construam um histórico financeiro positivo, incentivando um comportamento mais consciente e comprometido dos nossos clientes com os pagamentos”, afirma Rafa Cavalcanti.
Impacto social chamou a atenção de parceiros estratégicos
Os propósitos da fintech chamaram atenção e fizeram conquistar importantes parceiros, como o Village Capital, o Sustainable Development Solutions Network, o programa Google for Startups Startup Advisor; e também conquistaram o importante espaço de estarem no banco de dados online da ONU de boas práticas dos ODS. Ademais, conquistou espaço em todo o território nacional.
Para 2025, a CloQ planeja expandir sua base de usuários para 250 mil, dobrar as operações de nano-crédito, sem comprometer a inadimplência, e consolidar seu papel como facilitadora do acesso ao crédito consciente no Brasil.
Ainda para 2025, a CloQ planeja adicionar outros produtos financeiros em seu app, via parcerias que impulsionam o impacto social da startup. “Queremos ser uma passagem para que as pessoas construam um histórico financeiro positivo e, assim, tenham mais oportunidades em todo o mercado financeiro”, conclui a CEO da CloQ.
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Fonte: Exame