O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (18) que o Plano Safra terá linhas de crédito para produtores rurais que estão sofrendo com intempéries climáticas nos últimos meses.
Fávaro citou que alguns itens pleiteados pela classe já são contemplados, mas que está com um olhar mais atento, principalmente, aos agricultores gaúchos assolados pela enchente no ano passado e pela estiagem em 2025.
A proposta está no âmbito de diminuir o número de degradações existentes no território brasileiro, pauta que foi lançada junto com o programa do leilão Eco Invest, nesta segunda-feira, em São Paulo. A medida espera recuperar cerca de 1 milhão de hectares.
“Da mesma forma [que acontece no Eco Invest] é uma proposta que a gente está estudando e vai estender, por exemplo, aos produtores gaúchos, que quando não sofrem por incêndios, sofrem por secas recorrentes. Mas tem tecnologia para poder continuar produzindo, mesmo com estresse hídrico”, analisou.
Fávaro também disse que o governo estuda aumentar o prazo para os produtores poderem pagar suas dívidas com os prejuízos das safras.
“Lá no começo, no plano de governo do presidente Lula, nós detectamos uma proposta que ele levou à sociedade brasileira para um crescimento sustentável, Brasil não precisa mais de novos desmatamentos para continuar crescendo”, disse Fávaro
“Então, a nossa ideia é, olha, de novo os produtores gaúchos estão pedindo prazo para poder uma recomposição das suas dívidas, em função de uma nova seca que teve nesta safra.”
No início do mês, os senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS) se reuniram com o Ministério da Fazenda para tentar melhorar as condições financeiras e os juros das dívidas dos produtores rurais.
Os políticos defendem, ainda, um projeto de securitização que permite a conversão das dívidas rurais em títulos lastreados pelo Tesouro Nacional, com limite de até R$ 60 bilhões.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fávaro quer crédito do Plano Safra para problemas climáticos no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/investimentos/favaro-quer-credito-do-plano-safra-para-problemas-climaticos/