Uma pesquisa relatada em um artigo publicado na revista JGR Space Physics revela que a atmosfera da Terra pulsa em sincronia com explosões no Sol. A descoberta indica que o planeta é mais sensível à atividade solar do que se pensava até agora.
Erupções solares são explosões repentinas de energia na superfície do Sol. Elas geralmente provocam a formação de auroras, mas também podem causar interferências nos sinais de rádio, falhas em sistemas de GPS e até apagões em redes elétricas. Agora, os cientistas descobriram que essas explosões também afetam, de forma mais sutil, a atmosfera superior da Terra.
A camada atingida é chamada ionosfera, uma região da atmosfera que contém partículas eletricamente carregadas. Essa camada fica entre 80 e 600 km de altitude e tem papel importante na transmissão de sinais de rádio e GPS. O novo estudo mostrou que ela também vibra em sincronia com a atividade solar.

Estudo analisou explosão solar ocorrida há 13 anos
A descoberta veio da análise de uma forte erupção solar que aconteceu em março de 2012. O evento liberou rajadas de energia a cada 90 segundos. Essas rajadas repetidas são chamadas de “pulsações quase-periódicas”, provocadas por movimentos magnéticos no Sol.
Usando dados de satélites e sensores espalhados na Terra, os pesquisadores identificaram que a ionosfera respondeu aos pulsos solares com picos na concentração de elétrons. Esses picos surgiram cerca de 30 segundos depois de cada pulso do Sol, tempo necessário para a atmosfera reagir completamente.
Leia mais:
- Sonda revela o “som” das explosões solares
- Veja uma impressionante erupção solar do tipo mais poderoso
- Estudo brasileiro muda tudo o que sabemos sobre explosões solares
Essa sincronia entre Sol e Terra revela como o clima espacial pode afetar rapidamente nosso planeta. Sistemas que dependem de satélites, como comunicação e navegação, podem ser impactados quase que imediatamente após uma erupção solar.
Para os cientistas, entender essa ligação é fundamental para melhorar os alertas sobre tempestades solares. “Foi fascinante liderar este estudo e mostrar o quanto nossa atmosfera reage às explosões do Sol”, disse a pesquisadora Aisling O’Hare, da Queen’s University Belfast, no Reino Unido, em um comunicado.
O post Explosões solares fazem a atmosfera da Terra pulsar apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital