Um ex-funcionário da Disney foi sentenciado a três anos de prisão por invadir os servidores da empresa e alterar os cardápios de seus restaurantes, incluindo falsificação de informações sobre alérgenos e inserção de linguagem inapropriada.
Michael Scheuer, residente da Flórida, foi sentenciado na semana passada em tribunal federal e ordenado a pagar cerca de US$ 690.000 em indenização, com a maior parte destinada à Disney. Ele se declarou culpado em janeiro por uma acusação de fraude digital e uma acusação de roubo de identidade agravado.
“Scheuer permanece arrependido e pede desculpas aos seus ex-colegas de trabalho. Estamos gratos que o juiz ouviu todos os nossos argumentos e atenuantes ao estabelecer uma sentença que foi metade do que o governo estava buscando”, disse David Haas, advogado de Scheuer, em declaração à CNN Internacional.
Scheuer trabalhou como gerente de produção de cardápios para a Disney e foi demitido em junho passado por má conduta, segundo a denúncia original.
Ele tinha acesso e também utilizava servidores internos seguros para criar e publicar cardápios para todos os restaurantes da Disney como parte de seu trabalho na empresa. A Disney identificou e removeu todos os cardápios alterados antes que fossem enviados aos restaurantes.
Scheuer invadiu os servidores de criação de cardápios da Disney várias vezes para manipular e interromper os menus, como alterar preços e adicionar linguagem inapropriada.
Ele então fez alterações nos cardápios que “ameaçavam a saúde e segurança pública”, disse a denúncia, incluindo a alteração de informações sobre alérgenos para indicar que certos itens do menu com amendoim eram livres de amendoim, representando um risco fatal para pessoas com alergias.
Funcionários da Disney descobriram a perturbação quando Scheuer alterou as fontes do texto do menu para símbolos de ícones, conhecidos como wingdings.
“Esta mudança foi tão substancial que causou a inoperabilidade do sistema Menu Creator enquanto as alterações de fonte eram feitas em todos os cardápios”, afirmou a denúncia.
A Disney também “foi forçada a deixar o aplicativo Menu Creator offline enquanto revertiam para backups para recuperar a capacidade de operação”.
O Departamento de Justiça dos EUA disse em um comunicado na semana passada que as “invasões computacionais” também incluíram a alteração de “informações do menu relacionadas a regiões vinícolas para refletir locais de tiroteios em massa recentes”.
Além disso, Scheuer supostamente desativou contas de funcionários durante suas campanhas de invasão. Ele bloqueou pelo menos 14 funcionários da Disney de suas contas ao tentar continuamente fazer login nelas com senhas incorretas. Ele também usou um bot para tentar mais de 100.000 logins em suas contas, tornando-as inutilizáveis.
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