O governo dos Estados Unidos negou nesta terça-feira (20) que tenha planos de apoiar a criação de um reality show em que imigrantes disputariam a cidadania americana. A declaração foi feita após o jornal britânico Daily Mail divulgar que a proposta havia sido apresentada ao Departamento de Segurança Interna (DHS) e que contava com o apoio de autoridades.
Durante uma audiência no Senado, a secretária do DHS, Kristi Noem, foi enfática: ‘Não há planos de fazer um reality show.’ Sua declaração foi uma resposta direta a questionamentos sobre a possível participação da pasta em um programa de televisão que premiaria estrangeiros com a naturalização.

“PRESENTE, GRATUITO”: os bastidores da busca de Trump por um novo Air Force One
O Catar tentava vender um jato de luxo há alguns anos, sem sucesso. Então, a equipe do presidente Trump apareceu

Ameaça de demissão de Trump leva funcionários do governo dos EUA a se demitirem
Quatro meses após Donald Trump assinar um decreto para reduzir o tamanho e o custo do governo, as demissões nas principais agências ainda não ocorreram, mas a maioria dos 260.000 funcionários públicos aceitou incentivos para se demitir
A proposta foi apresentada ao DHS pelo produtor Rob Worsoff, que afirmou ao Wall Street Journal que o programa seria ‘uma celebração do que é ser americano’ e não um ‘Jogos Vorazes’ para imigrantes. ‘Não se trata de: “Se você perder, será deportado de barco”,’ afirmou.
Em nota, a secretária adjunta do DHS, Tricia McLaughlin, reiterou que Noem ‘não endossou nem tem conhecimento da proposta de nenhum programa de ficção ou reality show.’ No entanto, confirmou que a proposta ‘não recebeu aprovação nem foi formalmente rejeitada’ e que está nos ‘estágios iniciais de avaliação.’
Segundo McLaughlin, o DHS recebe ‘centenas de propostas televisivas por ano’, todas submetidas a um processo rigoroso de análise antes de qualquer decisão.
A controvérsia sobre o suposto reality show ocorre em um momento de endurecimento da política migratória dos EUA. Desde que retornou à Casa Branca em janeiro, o presidente Donald Trump tem intensificado as medidas contra a imigração irregular, incluindo uma nova proposta de deportações em massa.
Na semana passada, o governo defendeu na Suprema Corte uma ordem executiva que limita o direito à cidadania automática a filhos de imigrantes em situação irregular ou com vistos temporários. A medida pode impactar centenas de milhares de bebês nascidos em solo americano, segundo o Migration Policy Institute.
The post EUA negam existência de “reality show” com imigrantes disputando cidadania americana appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney