O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse na quinta-feira (1º) que o presidente Donald Trump pode precisar reavaliar os esforços para negociar um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia se o governo não ver progresso “muito em breve”.
Ucrânia e Rússia estão “mais próximas, mas ainda distantes”, disse Rubio à rede americana Fox News. “E será preciso um progresso real muito em breve para que isso seja possível, ou acho que o presidente terá que decidir quanto tempo mais daremos a isso”.
Rubio argumentou que, se um acordo não for fechado em breve, há outras questões nas quais Trump poderia se concentrar.
“Chega um ponto em que o presidente tem que decidir quanto tempo mais ele vai dedicar aos níveis mais altos do nosso governo, quando talvez um ou os dois lados não estejam próximos o suficiente, quando temos tantos problemas, e eu diria ainda mais importantes, acontecendo ao redor do mundo”, afirmou Rubio.
No início desta semana, o presidente russo Vladimir Putin declarou um cessar-fogo unilateral de três dias na Ucrânia, de 8 a 11 de maio. Em resposta, o governo Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reiteraram os apelos por um cessar-fogo permanente.
Negociações entre EUA e China
Rubio, quando questionado se houve esforços para chegar a um acordo na guerra comercial dos EUA com a China, disse: “Os chineses entraram em contato, eles querem conversar”, e garantiu que as negociações surgirão em breve.
Embora tenha dito que ainda há dúvidas sobre se um “acordo de curto prazo” pode ser alcançado entre os EUA e a China, o secretário de Estado disse: “Há uma questão mais ampla”.
“E se isso for um sinal de alerta de que realmente precisamos nos tornar um país que pode produzir mais coisas nos Estados Unidos e não ser tão dependente da China”, completou Rubio.
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA alertam que podem deixar negociações de paz entre Ucrânia e Rússia no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-alertam-que-podem-deixar-negociacoes-de-paz-entre-ucrania-e-russia/