Em processos seletivos, há um erro recorrente que pode estar minando silenciosamente o futuro da liderança nas empresas: descartar candidatos considerados “superqualificados”.
O temor de que esses profissionais tragam expectativas salariais irreais, se entediem facilmente ou abandonem o cargo em pouco tempo tem levado muitas organizações a negligenciar justamente aqueles que poderiam liderar com mais eficácia. As informações foram retiradas de Inc.
Candidatos experientes: ameaça ou solução?
Ao descartarem candidatos superqualificados por receio de desajuste ou alta expectativa salarial, muitas empresas estão desperdiçando a chance de contratar líderes prontos para causar impacto imediato. A experiência, que deveria ser valorizada como diferencial estratégico, acaba sendo vista como obstáculo.
Esse movimento afasta talentos que poderiam elevar o nível das equipes, acelerar processos e fortalecer a cultura organizacional. Em um mercado competitivo, ignorar candidatos experientes é mais do que um erro de seleção — é uma falha de visão de futuro.
Para quem deseja ocupar cargos de liderança, isso significa redobrar a atenção em como se posicionar durante entrevistas — e deixar claro que a experiência não é um excesso, mas um ativo.
Como se destacar em entrevistas de liderança?
1. Mostre como sua experiência resolve problemas atuais da empresa
Em vez de listar cargos anteriores, destaque resultados concretos e decisões estratégicas que você liderou — e como isso pode se repetir no novo contexto.
2. Demonstre interesse genuíno em crescer junto com a empresa
Fale sobre metas de longo prazo, propósito e estabilidade. Isso combate a ideia de que líderes experientes só querem cargos maiores ou transitórios.
3. Evidencie sua atualização profissional
Citar cursos, certificações e tendências que você acompanha mostra que, além da vivência, você está em constante evolução — algo essencial para cargos de liderança hoje.
Curso da Saint Paul sobre liderança está com vagas abertas
Para encabeçar as novas demandas do mercado, as empresas estão procurando líderes mais completos –com habilidades técnicas, humanas e estratégicas de alta performance.
De olho nessa necessidade, a Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, se juntou à EXAME para oferecer o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento de quatro aulas virtuais que ensina as habilidades para ser um líder mais humano e que entrega melhores resultados.
Ao longo de três horas de conteúdo, os alunos vão descobrir o perfil do líder mais procurado pelas empresas, as habilidades mais importantes que o mercado exige e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional.
Resumindo: os participantes recebem um ‘mapa da mina’ para alcançar sucesso como líderes. Tudo isso por apenas R$ 37.
Outra boa notícia é que todos que acompanharem até o final receberão um certificado de conclusão, com assinatura da Saint Paul, que pode ser incluído no currículo e no LinkedIn.
Para garantir sua vaga antes que elas acabem, clique aqui ou no botão abaixo.
EU QUERO APRENDER COM A SAINT PAUL A SER UM LÍDER MAIS COMPLETO
Ir para o conteúdo original: https://exame.com/carreira/este-erro-de-contratacao-pode-estar-custando-os-melhores-candidatos/