Em junho de 2024, Jennifer Dulski, fundadora e CEO da Rising Team, empresa de desempenho em equipe localizada na Califórnia, abriu uma vaga para chefe de gabinete e recebeu mais de 800 candidaturas, segundo informações do Business Insider.
Diante da avalancha de currículos, três candidatos se destacaram de forma inquestionável. Isso porque eles foram além das expectativas: anexaram materiais extras, como conjuntos de slides e vídeos personalizados, e utilizaram a linguagem específica da empresa, demonstrando profundo conhecimento sobre a cultura da organização.
Esse grau de personalização garantiu entrevistas com a liderança.
Os fatores que colocam um currículo em destaque
Em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente em cargos de liderança, construir uma candidatura diferenciada é essencial. Segundo Dulski, os fatores que mais destacaram os currículos foram:
- Entrega de materiais adicionais (slides, vídeos personalizados);
- Uso de linguagem alinhada à cultura da empresa;
- Demonstração de pesquisa aprofundada sobre a organização;
- Apresentação de iniciativas criativas;
- Personalização e autenticidade em toda a candidatura.
Para quem busca crescer em liderança e gestão, dominar essas competências pode ser decisivo.
Currículos bem elaborados são indispensáveis
Susan Peppercorn, coach executiva, reforçou que currículos bem elaborados e perfis no LinkedIn claros seguem sendo indispensáveis. Saber comunicar o que torna cada profissional único é o que gera destaque.
Mesmo que a vaga não seja conquistada de imediato, uma candidatura bem construída pode abrir portas para outras oportunidades. Dulski compartilhou os finalistas não contratados com outros líderes empresariais, levando a novas entrevistas e reforçando que talentos comprometidos sempre encontram espaço, mesmo em mercados adversos.
A experiência da Rising Team mostra que, para cargos de liderança, é fundamental ir além do esperado, alinhando competência técnica, iniciativa e conexão autêutentica com os valores das organizações.
EXAME e Saint Paul liberam aulas virtuais sobre liderança
Para quem busca cargos de liderança ou deseja aprimorar suas habilidades como gestor, os critérios de Kaufman oferecem insights práticos.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo.
Durante o treinamento, os alunos irão aprender:
- Qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas?
- O que todo líder de alta performance precisa dominar?
- Qual o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança?
- Como ser um gestor a nível internacional?
- E muito mais.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00. E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo.
Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.
EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE LIDERANÇA E GESTÃO
Ir para o conteúdo original: https://exame.com/carreira/esta-empresa-recebeu-800-candidaturas-para-uma-unica-vaga-mas-apenas-tres-se-destacaram-para-o-ceo/