Home / Política / Empresa admite participação em esquema de fraude no INSS e revela detalhes, diz TV

Empresa admite participação em esquema de fraude no INSS e revela detalhes, diz TV

Empresa admite participação em esquema de fraude no INSS e revela detalhes, diz TV

Uma empresa terceirizada afirmou, em depoimento à polícia, que a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) adulterou documentos para fraudar aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A denúncia foi feita pelo empresário Bruno Deitos, dono da Premier Recursos Humanos, em depoimentos prestados em 10 e 11 de junho de 2021. As informações são do Jornal Nacional, da TV Globo.

Deitos contou que sua empresa foi contratada pela Target Pesquisas de Mercado, ligada à Conafer, para realizar o cadastramento de associados em seis estados: Distrito Federal, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo o empresário, a função da Premier era coletar assinaturas dos associados em formulários de exclusão de desconto de mensalidade, associação ou mudança de endereço.

No entanto, o objetivo real seria adulterar os documentos. Deitos afirmou que o proprietário da Target revelou, em uma reunião, que outra empresa seria contratada para transformar os documentos originais, assinados pelos aposentados, em formulários de adesão — permitindo à Conafer continuar descontando mensalidades diretamente dos benefícios previdenciários.

Denúncia de propina e ameaças

Em um segundo depoimento, o empresário declarou que o presidente da Conafer, Carlos Roberto Ferreira Lopes, teria “domínio” sobre diretores do INSS. Deitos relatou que o presidente da confederação mencionou que esse domínio se daria por meio do pagamento de propina a esses diretores, visando garantir acesso a dados de aposentados e manipular o sistema do INSS.

“O presidente da Conafer comentou em uma reunião que tinha domínio sobre os diretores do INSS, mas não especificou quais diretores seriam; que o domínio que o presidente da Conafer mencionou seria repasse de vantagens financeiras para tais diretores, a fim de alterar dados do sistema do INSS, bem como fornecer informações relativas a aposentados e pensionistas”, afirmou Deitos em seu depoimento.

O empresário também relatou ter sido ameaçado após cobrar o pagamento pelo serviço prestado. Segundo ele, a ameaça foi feita por Thiago Ferreira Lopes, irmão do presidente da Conafer.

Leia mais: Fraudes no INSS: entidade é condenada 28 vezes em 7 dias por descontos ilegais

Fraude no INSS: Motta abrigou diretor de entidade alvo de investigação, diz jornal

Repercussão e investigação em andamento

A denúncia de Bruno Deitos é mais um capítulo no escândalo envolvendo a Conafer e fraudes bilionárias no INSS, que já resultaram na demissão do presidente do instituto e no afastamento de outros servidores. A Polícia Federal conduz as investigações, que apontam para um esquema de descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas, com o envolvimento de associações e entidades que usavam o acesso aos dados dos beneficiários para obter ganhos ilícitos.

The post Empresa admite participação em esquema de fraude no INSS e revela detalhes, diz TV appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *