Home / Sustentabilidade / Emenda de Alcolumbre pode liberar exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Emenda de Alcolumbre pode liberar exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Emenda de Alcolumbre pode liberar exploração de petróleo na Foz do Amazonas

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AC), apresentou uma emenda à Lei Geral de Licenciamento Ambiental, em tramitação no Congresso, que pode conceder licença em uma só fase para projetos considerados estratégicos, de acordo com a deliberação de um Conselho de Governo. Emenda é um mecanismo que os parlamentares têm para ajustar ou modificar uma proposta legislativa.

A mudança de autoria de Alcolumbre pode agilizar a liberação, por exemplo, da exploração de Petróleo na Foz do Rio Amazonas. A licença em questão divide parte do governo, já que a ministra Marina Silva declarou ser contra a exploração. O Ibama também deu parecer contrário, mas na última semana aprovou o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), apresentado pela Petrobras como parte do plano para a atividade de pesquisa marítima na Foz do Amazonas.

Outro projeto que poderia ser liberado é a obra de recuperação da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus, passando no meio da floresta Amazônica. Ambientalistas alertam para a destruição da floresta caso a obra aconteça. A Lei Geral de Licenciamento Ambiental deve começar a ser votada nessa quarta-feira.

Segundo o texto apresentado por Alcolumbre, “a lentidão na análise dos processos decorre de uma série de fatores, como a sobreposição de competências entre diferentes órgãos, interrupções causadas por decisões judiciais, escassez de pessoal técnico habilitado e a complexidade do próprio procedimento, que normalmente exige três licenças distintas ao longo do tempo. Essa realidade tem transformado o licenciamento em uma das principais dificuldades para a atração de investimentos estruturantes no Brasil.”

“A proposta visa instituir um procedimento diferenciado de licenciamento ambiental, fundamentado nos princípios da eficiência, economicidade, celeridade e sustentabilidade, direcionado exclusivamente a obras, serviços ou atividades reconhecidas pelo Poder Executivo federal como essenciais ao desenvolvimento nacional,” ainda de acordo com a emenda apresentada pelo senador Alcolumbre.

Senadores defenderam e elogiaram a proposta de Alcolumbre durante a sessão de votação no Plenário.

Já ambientalistas criticam a flexibilização. Segundo o Observatório do Clima, “a licença especial irá desestruturar todo o processo de licenciamento ambiental por submeter a sistemática de análise por pressão e interesses puramente políticos, inclusive com prejuízo aos empreendedores que entraram com pedido de licenciamento antes.”

Ainda segundo o Observatório, se a emenda for aprovada, “as análises ficam à mercê das vontades políticas e prejudicam aqueles que estão na fila para terem seus processos analisados. Ainda, enfraquece o SISNAMA, ao passo que o Conselho de Governo irá ditar a formulação de política nacional e diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais”.

The post Emenda de Alcolumbre pode liberar exploração de petróleo na Foz do Amazonas appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *