O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar publicamente o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, durante comício em Michigan, na terça-feira, 29, ao dizer que “sabe mais do que ele sobre taxas de juros”.
A declaração foi feita em tom sarcástico ao comentar conselhos que teria recebido para moderar seus ataques ao banco central. “Quero ser gentil com o Fed, mas a verdade é que ele não está fazendo um bom trabalho”, afirmou.
Powell, nomeado por Trump em 2017, tem resistido às pressões da Casa Branca e reafirma que pretende permanecer no cargo.
Trump questiona a condução da política monetária em meio a sinais de desaceleração da inflação. “O núcleo da inflação está no menor nível em quatro anos e o índice de preços ao consumidor caiu como não se via desde a pandemia”, disse o republicano, ao marcar 100 dias de seu segundo mandato.
As críticas ao presidente do Fed são recorrentes desde a campanha, quando Trump chegou a ameaçar sua demissão — hipótese que a legislação americana não permite.
Atualmente, os juros nos EUA estão entre 4,25% e 4,5%, e o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) se reúne em 6 e 7 de maio para avaliar possíveis ajustes.
Em Michigan, Trump também promete alívio a montadoras
Durante o evento no Michigan, estado símbolo da indústria automobilística, Trump também anunciou medidas para aliviar tarifas de 25% impostas às montadoras que importam carros e peças. Segundo o governo, a isenção valerá para empresas que também estejam sujeitas a taxas sobre aço e alumínio.
Montadoras com produção doméstica também poderão obter reduções tarifárias, conforme o custo dos insumos importados, mas esses benefícios devem ser eliminados nos próximos dois anos. A medida responde a pressões de companhias como Ford e General Motors, que vinham alertando para os efeitos das tarifas sobre seus lucros.
“O que estamos fazendo é colocar Michigan em primeiro lugar. Estamos trazendo os empregos de volta”, disse Trump.
“Depois de décadas em que políticos destruíram Detroit para construir Pequim, vocês têm agora um campeão dos trabalhadores na Casa Branca.”
Ir para o conteúdo original: https://exame.com/mundo/em-novo-ataque-a-presidencia-do-fed-trump-diz-saber-mais-sobre-juros-do-que-powell/