Home / Tecnologia / Elon Musk terá nova cidade no Texas em centro de lançamento da SpaceX

Elon Musk terá nova cidade no Texas em centro de lançamento da SpaceX

A Starbase, complexo industrial da fabricante americana de sistemas aeroespaciais SpaceX, pode ser visto a quilômetros de distância. O local se eleva sobre as remotas planícies costeiras que há muito tempo definem a ponta sul do Texas.

Na última década, a empresa do bilionário e CEO Elon Musk desenvolveu essa área, construindo um sistema de voo espacial projetado para levar humanos a Marte e realizar voos de teste suborbitais com o foguete mais potente do mundo.

Quem vai até o local para pescar, agora passa por um corredor repleto de um maquinário pesado e enormes tanques de água e propelente, substâncias utilizadas para impulsionar mísseis e foguetes.

E em breve, o complexo industrial se transformará em uma nova cidade do Texas. No sábado (3), os eleitores do Condado de Cameron apoiaram a iniciativa de transformar a Starbase em um município, além de eleger um pequeno governo municipal com um prefeito e dois vereadores, segundo os resultados não oficiais.

A área de Starbase tem 283 eleitores registrados, e a grande maioria são funcionários da SpaceX. Quase todos os votos foram a favor, a mudança entrará em vigor assim que o juiz do condado emitir uma ordem declarando a incorporação da cidade.

“Starbase, Texas agora é uma cidade de verdade!”, disse Elon Musk, em uma publicação no X na noite de sábado (3).

A incorporação marca mais um passo para tornar esta parte do Vale do Baixo Rio Grande a próxima fronteira da aviação espacial, mas alguns críticos temem que a empresa de Musk esteja se tornando poderosa demais.

Além das preocupações ambientais, eles temem que, ao se tornar uma cidade independente, a SpaceX tenha mais autonomia para contornar regulamentações e exercer maior controle sobre o acesso à praia de Boca Chica. É uma luta que chegou até mesmo à legislatura do Texas este ano.

“As pessoas querem ir para Marte. Sabe de uma coisa? Deixe-as ir para Marte”, disse Rene Medrano, ex-técnico de futebol americano do ensino médio que possui terras perto desta área há 40 anos. “Mas sabe de uma coisa, tem gente que quer ir à praia e aproveitar a Praia de Boca Chica.”

Não foi uma grande surpresa quando a SpaceX apresentou uma petição no ano passado para transformar a Starbase em uma cidade. Musk provocou publicamente a ideia há quatro anos atrás, e fez apelos para que engenheiros, técnicos e construtores se mudassem para a área.

Ele também anunciou planos para transferir a sede da SpaceX da Califórnia para a Starbase.

A SpaceX adquiriu grandes extensões de terra, além de empregar mais de 3.000 pessoas. A votação é uma boa notícia para Musk, que tem passado por um momento difícil ultimamente, entre a reação pública aos seus cortes no DOGE e a queda nos lucros da Tesla.

Com menos de 3,8 quilômetros quadrados, os novos limites incluirão as instalações da SpaceX e alguns bairros recém-construídos ao redor delas. Dos 247 lotes residenciais nos limites propostos para a cidade, apenas 10 não pertencem à empresa ou a seus funcionários, de acordo com registros do condado.

A maioria dos moradores se registrou recentemente para votar no Condado de Cameron. Quase 95% deles se registraram no local desde 2021.

Os defensores afirmam que a Starbase será um fardo menor para o Condado de Cameron se puder gerenciar alguns de seus próprios recursos, como segurança e infraestrutura. Com mais autonomia, afirmam, a área poderá se desenvolver de uma forma que seja mais conveniente para os funcionários.

“Acho que mais pessoas vão querer morar aqui, por quê não viver perto da coisa mais incrível que está acontecendo na Terra?”, disse Anthony Gomez, um dos poucos funcionários não pertencentes à SpaceX que possui propriedades no local e administra um negócio de visualização de lançamentos.

Starbase é uma “cidade empresarial”

À sombra da novíssima fábrica da SpaceX, com 90 mil metros quadrados, encontra-se um pequeno bairro residencial com uma grande variedade de opções de moradias para alugar, desde casas minúsculas e trailers de luxo reluzentes, até casas familiares.

A construção de uma escola de US$ 20 milhões, financiada com recursos privados, para o ensino fundamental e médio, também está em andamento nas proximidades. A escola se chamará “Ad Astra”, que significa “para as estrelas” em latim.

Caminhões de mudança e palmeiras ladeiam as ruas. Quem mora nos limites da comunidade tem vista desobstruída para uma vasta extensão de água, pântanos salgados e dunas de areia gramadas.

Somando os ventos do sul do Texas, ouve-se o barulho alto da construção, com uma escavadeira em ação em quase todos os cantos. Funcionários e suas famílias andam de bicicleta e patinetes motorizados. Vários Teslas estão conectados a estações de recarga.

A poucos quilômetros dos limites propostos para a cidade, há uma grande estátua de Musk, na cor bronze, supostamente instalada ali por fãs.

“Isso é o que provavelmente se chamaria de uma cidade empresarial”, disse Eddie Treviño Jr., juiz do Condado de Cameron que emitiu a ordem permitindo que os moradores realizassem uma eleição para se tornarem incorporados.

Esta será a primeira incorporação do condado desde a década de 1990. As cidades empresariais eram mais comuns nos séculos XIX e XX, durante a Revolução Industrial, quando grandes empresas produtoras de ferro, carvão e madeira possuíam grande parte das moradias e lojas ao redor de suas instalações de produção.

Treviño também disse que ainda não está claro quais tipos de funções governamentais — como polícia, serviços de emergência e licenciamento — a Starbase assumirá caso se torne uma cidade. Uma vez incorporadas, a os orgãos municipais também são obrigados a realizar reuniões públicas, de acordo com a lei estadual.

Representantes da SpaceX, que também operam instalações de lançamento na Califórnia e na Flórida, não responderam a um pedido de entrevista sobre a cidade proposta.

A CNN entrou em contato com os três moradores que concorreram aos três cargos de liderança da cidade, mas não obteve resposta. De acordo com autoridades do condado, os três são funcionários da SpaceX.

Acesso à praia de Boca Chica

Como juiz do condado, Treviño deve trilhar um caminho delicado entre trabalhar com a SpaceX e promover seu crescimento para colher os benefícios econômicos para seu condado, ao mesmo tempo em que considera as preocupações dos moradores de longa data que temem que a Starbase esteja ficando muito poderosa.

A principal preocupação é o acesso à praia de Boca Chica, um parque estadual público popular entre os pescadores de truta-pintada, solha-do-mar e peixe-vermelho. Seu único ponto de entrada para veículos fica a poucos passos do local de lançamento da SpaceX.

Moradores como Medrano, de 65 anos, dizem entender o que a SpaceX está tentando fazer, mas esperam que isso não limite suas próprias liberdades. Ele representa a justaposição absoluta entre tradição e inovação nesta região.

Além disso, ele também se autodenomina “old school”, usa um celular flip e ri da ironia do dispositivo enquanto enfrenta uma gigante global como a SpaceX.

Medrano levou a CNN para um passeio de carro pelo estreito acesso à praia, agora uma zona de obras. Em seguida, dirigiu mais cinco quilômetros na areia até chegar à fronteira EUA-México, onde o Rio Grande encontra o Golfo. Ele passou grande parte da vida pescando aqui com amigos e familiares, uma tradição que não quer ver acabar.

“Só porque a SpaceX está na moda, não significa que a praia de Boca Chica também esteja”, disse ele.

O Condado de Cameron já fecha a rodovia que leva à praia nos dias de lançamento, e emite avisos de atrasos em dias sem lançamento, quando a SpaceX realiza testes ou transporta equipamentos. Os moradores podem se cadastrar para receber mensagens de texto para saber quando a estrada estiver fechada ou atrasada.

O acesso às praias da Costa do Golfo é um direito constitucional no Texas. Em um esforço para apoiar a SpaceX, os legisladores do estado do Texas tentaram mudar isso nesta primavera, propondo um projeto de lei que dá ao futuro prefeito da Base Estelar, em vez do condado, autoridade para controlar o acesso à praia durante a semana.

Treviño, o juiz do condado, tem se mostrado ativamente contra a iniciativa. E, embora tenha sido aprovada no Senado estadual no mês passado, não obteve aprovação nesta semana em uma comissão da Câmara. Treviño considerou uma “agradável surpresa” a rejeição da medida, mas teme que ela possa surgir novamente.

Treviño reconhece que ele e outros terão divergências com a SpaceX, mas, no final das contas, ele vê a crescente presença da empresa como um passo à frente para seu país e sua economia.

“Cabo Canaveral era uma pequena comunidade pacata no início dos anos 60, quando foi escolhida como local de lançamento das missões Apollo”, disse ele. “Esperamos que continue sendo uma situação vantajosa para todos. O número de empregos, os salários, a atenção, o desenvolvimento, a energia e o entusiasmo têm sido positivos.”

“Eles estão respeitando o interesse público?”

Jared Hockema, administrador municipal da vizinha Port Isabel e chefe do Partido Democrata no Condado de Cameron, disse que também aprecia o benefício econômico da SpaceX, mas suspeita que a tentativa de transformar a Starbase em uma cidade também seja uma manobra para evitar certas regulamentações.

“A questão sempre volta a ser: você está usando o poder público para beneficiar um interesse privado?”, disse Jared Hockema, administrador municipal da vizinha Port Isabel e presidente do Partido Democrata do Condado de Cameron.

“Ninguém é contra o progresso”, acrescentou. “É uma ótima empresa, ótima inovação. Há muita gente boa trabalhando lá. Eles fazem um bom trabalho. Mas será que eles respeitam o interesse público em tudo o que fazem?”

Para Anthony Gomez, funcionário não ligado à SpaceX e proprietário de uma propriedade na cidade proposta, a mudança representa mais um passo empolgante na trajetória da SpaceX. Ele acredita que isso ajudará a aliviar a carga sobre o condado e poderá votar antecipadamente.

“Eles estão se movendo em um ritmo incrível, mais do que o Condado de Cameron consegue acompanhar”, disse Gomez, que é natural de Miami.

Gomez administra o Rocket Ranch, um local de “glamping” às margens do Rio Grande que recebe entusiastas da SpaceX. Ele também tem um posto de observação onde, por US$ 150 cada (aprox. R$850), até 300 pessoas podem assistir aos lançamentos da Starship a apenas 6 quilômetros de distância, além de sentir que a empresa é incompreendida e ofuscada pela política.

“Estamos vendo o ápice de toda a tecnologia humana e todas as conquistas que alcançamos, reunidas em um único veículo. É algo incrível de se testemunhar”, disse ele. “Não acho que haja um país no mundo que não gostaria de ter esse tipo de compromisso com o progresso.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Elon Musk terá nova cidade no Texas em centro de lançamento da SpaceX no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *