Home / Mundo / Eleições em Buenos Aires neste domingo testarão força de Milei contra Macri

Eleições em Buenos Aires neste domingo testarão força de Milei contra Macri

Eleições em Buenos Aires neste domingo testarão força de Milei contra Macri

As eleições de Buenos Aires neste domingo, 18, testarão a força política do presidente da Argentina, Javier Milei, enquanto ele busca direcionar conservadores tradicionais para sua plataforma libertária. O resultado pode fortalecer o partido de Milei, La Libertad Avanza (LLA), em importantes eleições legislativas nacionais ainda este ano. Cerca de 2,5 milhões de pessoas têm direito a votar na eleição deste domingo, na qual metade dos 60 assentos legislativos está em disputa.

Na fortaleza de Mauricio Macri em Buenos Aires, onde seu partido o Proposta Republicana (PRO) governou ininterruptamente desde 2007, Milei parece determinado a esmagar completamente seu antigo parceiro, dizem analistas.

Eliminar o PRO em Buenos Aires sinalizaria uma grande mudança na política argentina e firmaria o partido de Milei como a principal alternativa à linha populista de esquerda peronista do país.

Há apenas dois anos, Macri foi chave para a vitória Milei. Seu partido forneceu ministros-chave ao novo governo de Milei, trouxe-lhe uma base conservadora e ajudou-o a garantir o apoio de corretores políticos críticos para aprovar sua agenda radical mediante um Congresso de outra forma hostil.

Os candidatos

Milei escolheu seu porta-voz, Manuel Adorni, para liderar sua lista de candidatos. Ele designou sua irmã e conselheira mais próxima, Karina Milei, como estrategista de campanha. Enormes banners declarando “Adorni é Milei” cobrem a capital.

Macri, por sua parte, fez campanha intensamente para sua principal candidata, Silvia Lospennato. Em aparições recentes, criticou Milei por aquilo que vê como uma abordagem belicosa e desrespeito pelas instituições tradicionais argentinas.

The post Eleições em Buenos Aires neste domingo testarão força de Milei contra Macri appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *