Home / Economia / Dinamarqueses estão boicotando a Coca-Cola por causa de Trump, diz Carlsberg

Dinamarqueses estão boicotando a Coca-Cola por causa de Trump, diz Carlsberg

Dinamarqueses estão boicotando a Coca-Cola por causa de Trump, diz Carlsberg

Consumidores dinamarqueses estão boicotando a Coca-Cola em resposta à política externa dos Estados Unidos, segundo a Carlsberg, que engarrafa a marca americana no país.

O CEO da Carlsberg, Jacob Aarup-Andersen, afirmou que os volumes de vendas da Coca-Cola caíram na Dinamarca, único mercado onde a empresa observa esse fenômeno em larga escala.

O boicote reflete a insatisfação dos dinamarqueses com as ameaças do presidente Donald Trump de anexar o território da Groenlândia, possivelmente à força, e com as críticas de sua administração a Copenhague.

A tensão entre os dois países aumentou após o vice-presidente dos EUA, JD Vance, acusar a Dinamarca de não ser “um bom aliado”, apesar da participação das forças dinamarquesas ao lado dos EUA em conflitos como o Afeganistão, onde sofreram perdas proporcionais às dos americanos.

Uma autoridade dinamarquesa declarou ao Financial Times que os cidadãos estão indignados, lembrando dos soldados dinamarqueses que retornaram em caixões e agora se sentem desrespeitados. Esse sentimento tem impulsionado o boicote a produtos americanos, incluindo refrigerantes.

A Carlsberg informou que marcas locais, como a Jolly Cola, estão ganhando espaço no mercado dinamarquês devido ao boicote. A rede de supermercados Rema relatou um aumento de 13 vezes nas vendas da Jolly Cola em março, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar disso, Aarup-Andersen minimizou o impacto geral nas vendas, afirmando que a empresa respeita as decisões dos consumidores e não apoia nem se opõe ao boicote. Ele destacou que Coca-Cola e Pepsi são produzidas por trabalhadores dinamarqueses em fábricas locais, sendo, de certa forma, também marcas dinamarquesas.

O boicote dinamarquês reflete uma tendência global de rejeição a produtos americanos em resposta a políticas externas controversas.

Em países de maioria muçulmana, por exemplo, as vendas da Coca-Cola caíram após o conflito entre Israel e Hamas em Gaza. No Canadá, consumidores também boicotaram produtos dos EUA após ameaças de Trump de anexar o país e impor tarifas.

A Carlsberg divulgou resultados financeiros nesta terça-feira, registrando uma queda de 2,3% nos volumes orgânicos de vendas no primeiro trimestre, enquanto as vendas globais cresceram 17,4%, impulsionadas pela aquisição da Britvic, empresa britânica de bebidas.

A Coca-Cola também reportou queda de 2% na receita líquida no mesmo período, atribuindo o impacto às mudanças nas dinâmicas comerciais globais.

Apesar dos desafios, ambas as empresas esperam que os efeitos das tensões comerciais sejam administráveis ao longo do ano.

The post Dinamarqueses estão boicotando a Coca-Cola por causa de Trump, diz Carlsberg appeared first on InfoMoney.

Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/business/dinamarqueses-estao-boicotando-a-coca-cola-por-causa-de-trump-diz-carlsberg/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *