Nesta quinta-feira (1), celebramos o Dia do Trabalho, homenagem a uma greve que reuniu milhares de pessoas em maio de 1886. O Google entrou na onda das comemorações com um doodle especial.

Como é o doodle do Google especial do Dia do Trabalho?
- Na imagem, vemos trabalhadores realizando várias tarefas, como consertar um cano, soldar metais, exame de raio-x;
- Os trabalhadores da imagem acabam formando o nome da gigante das buscas em cores distintas;
- Diferente de outros doodles passados, este não é animado, nem possui mini game;
- Na página oficial do doodle, o Google traz breve explicação sobre o feriado e como ele costuma a ser celebrado em certos países;
- Ele aparece em apenas algumas nações, como os da América do Sul, México, alguns da África, Europa e Ásia.
Leia mais:
- Como usar IA no Google Docs e por que você deveria fazer isso
- Google: como usar documentos, planilhas e apresentações off-line
- Em depoimento, CEO do Google rebate acusações de monopólio
Outros doodles do dia 1º de maio
O Google criou outros dois doodles especiais para esta quinta-feira (1): um que celebra a independência de Israel e outro em homenagem ao Uquelele. Enquanto o de Israel, naturalmente, só aparece no país, o do instrumento musical aparece nos Estados Unidos.

E aí, Duolingo? IA do Google vai te ensinar novos idiomas
O Google lançou nesta terça-feira (27) três novos experimentos com inteligência artificial voltados ao aprendizado de idiomas.
Ainda em fase inicial, os recursos fazem parte do Google Labs e buscam tornar o estudo de línguas mais prático, situacional e personalizado — uma iniciativa que pode representar uma tentativa de competir com plataformas já consolidadas, como o Duolingo.
Os novos experimentos são baseados no Gemini, modelo multimodal de linguagem do Google, e abordam diferentes aspectos do processo de aprendizado.
O primeiro, chamado “Pequena Lição”, permite que o usuário descreva uma situação cotidiana, como “perdi meu passaporte”, e receba frases úteis relacionadas ao contexto, além de dicas gramaticais e sugestões de respostas.
A proposta é ajudar o estudante a lidar com situações reais, mesmo quando ainda não domina o idioma.
Um dos testes ensina uma comunicação mais formal
- Já o segundo experimento, “Slang Hang”, procura ensinar formas mais naturais e informais de se comunicar.
- Segundo o Google, ao aprender uma nova língua, é comum que os estudantes adquiram uma fala excessivamente formal.
- Por isso, esse recurso simula diálogos realistas entre falantes nativos, como conversas entre amigos ou interações com vendedores ambulantes, para que os usuários aprendam gírias e expressões do cotidiano.
- É possível passar o cursor do mouse sobre termos desconhecidos para ver seu significado e uso.
- No entanto, o próprio Google alerta que o sistema ainda pode cometer erros, como empregar gírias de forma inadequada ou até inventar palavras, recomendando que os usuários verifiquem informações com fontes confiáveis.
O terceiro experimento, “Word Cam”, aposta na interação com o ambiente. Ao apontar a câmera do celular para objetos ao redor, o usuário pode aprender seus nomes no idioma estudado. O sistema também sugere termos relacionados que ampliam o vocabulário.
Leia a reportagem completa aqui
O post Dia do Trabalho é lembrado pelo Google com doodle apareceu primeiro em Olhar Digital.
Ir para o conteúdo original: https://olhardigital.com.br/2025/05/01/internet-e-redes-sociais/dia-do-trabalho-e-lembrado-pelo-google-com-doodle/