O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) será a sede oficial da Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, confirmou a Prefeitura do Rio de Janeiro.
O evento será realizado nos dias 6 e 7 de julho. A Polícia Federal instituiu uma estrutura de governança para as ações de segurança a serem realizadas durante as reuniões do Brics em 2025.
Entre as medidas previstas, estão a coordenação das varreduras e contramedidas antibombas e a coordenação do monitoramento e medidas contra drones hostis.
A Prefeitura do Rio de Janeiro estima que a cúpula traga um impacto financeiro superior a R$ 23 milhões durante os dois dias do evento, beneficiando principalmente os setores de turismo, hotelaria, transporte e serviços.
A expectativa é de que cerca de quatro mil participantes — entre delegações, imprensa e sociedade civil — participem.
De acordo com a prefeitura, turistas vindos de países do Brics representaram apenas 18% dos visitantes estrangeiros na cidade em 2024.
Com o evento, a meta é ampliar esse percentual e atrair mais voos, investimentos e intercâmbios culturais com os países-membros.
O Brics é um formado atualmente por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O Brasil assumiu a presidência do Brics em 2025.
A presidência brasileira tem como objetivo reforçar o multilateralismo e a reforma do sistema de governança global, em favor dos países em desenvolvimento.
IR 2025: veja como elevar restituição com gastos de saúde e educação
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cúpula do Brics será realizada no Museu de Arte Moderna do Rio no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil