Home / Mundo / Crianças morrem em posto de saúde após ataque israelense na Faixa de Gaza

Crianças morrem em posto de saúde após ataque israelense na Faixa de Gaza

Um ataque israelense matou 15 pessoas, incluindo mulheres e crianças, reunidas em uma fila em um posto de saúde na cidade de Deir Al Balah, no centro de Gaza, nesta quinta-feira (10).

Segundo da equipe médica do Hospital dos Mártires de Aqsa, 8 pessoas eram crianças. A mais nova tinha dois anos, enquanto a mais velha tinha 14.

Em imagens obtidas pela CNN, várias crianças foram vistas imóveis e outras pareciam feridas em meio ao som de gritos. Outro vídeo mostrou várias crianças sendo socorridas uma carroça após os ataques.

O exército israelense afirmou que tinha como alvo um militante do Hamas que participou dos ataques do grupo contra Israel em 7 de outubro de 2023.

“As (Forças de Defesa de Israel) estão cientes de relatos sobre vários feridos na área. O incidente está sob análise. Lamentamos qualquer dano a indivíduos não envolvidos e estão trabalhando para minimizar os danos ao máximo”, afirmou o exército israelense em um comunicado à CNN.

 

O diretor-geral do Ministério da Saúde de Gaza afirmou que o ataque ocorreu perto de um centro médico que distribui fórmula infantil para mulheres.

O Projeto HOPE, uma organização humanitária americana, afirmou que o ataque ocorreu “bem em frente” a uma de suas clínicas de saúde, onde pessoas aguardavam tratamento para “desnutrição, infecções, doenças crônicas e outras doenças”.

O CEO da organização, Rabih Torbay, disse à CNN que a localização da clínica havia sido compartilhada com o exército israelense. “Era um local sem conflitos”, disse Torbay.

O Dr. Mohammed Abu Mughaisib, coordenador médico adjunto de MSF para a Palestina, disse que esta não é a primeira vez que instalações de saúde são atacadas direta ou indiretamente.

Em declarações à CNN de Al Mawasi, no sul de Gaza, Mughaisib enfatizou que não houve melhora no acesso à ajuda e aos medicamentos.

“Todos os dias, centenas de pessoas são mortas e feridas quando vão (aos pontos de distribuição de ajuda) buscar seus kits ou pacotes de alimentos”, disse ele.

O coordenador afirmou ainda que a população de Gaza está “totalmente exausta, destruída e cansada”, afirmando que “esperança é realmente uma palavra frágil em Gaza”.

Israel intensificou seus ataques e expandiu uma operação terrestre em partes de Gaza, enquanto negociadores em Doha continuam as negociações para libertar reféns, estabelecer uma trégua temporária e permitir a entrada de mais ajuda humanitária na região.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *