Home / Política / Correios proíbem uso de WhatsApp no trabalho por risco de vazamento de informações

Correios proíbem uso de WhatsApp no trabalho por risco de vazamento de informações

Correios proíbem uso de WhatsApp no trabalho por risco de vazamento de informações

Os Correios proibiram o uso do WhatsApp no ambiente de trabalho, alegando riscos de segurança da informação e problemas ergonômicos no uso prolongado do aplicativo pelo celular. A decisão foi comunicada aos gestores em 18 de abril por meio de um documento interno que destaca a inadequação do WhatsApp como canal corporativo para assuntos sigilosos.

“O WhatsApp particular não é gerido nem controlado pela tecnologia da informação da empresa, impossibilitando o monitoramento ou rastreamento de possíveis vazamentos de informações sensíveis ou de possíveis transgressões administrativas”, diz um trecho da comunicação.

A estatal alerta que grupos de trabalho formados no aplicativo podem envolver a troca de dados classificados como restritos, o que, segundo a nota, coloca em risco a governança e o sigilo de informações estratégicas da empresa.

Em substituição ao WhatsApp, os Correios determinaram o uso exclusivo do Microsoft Teams, aplicativo que já integra o pacote de soluções tecnológicas contratado junto à big tech. Segundo a empresa, mais de 40 mil funcionários já têm acesso à plataforma.

No entanto, os Correios não esclareceram o que será feito com os outros 40 mil funcionários que ainda não estão habilitados a usar a ferramenta. Procurada, a assessoria de imprensa da estatal não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Além da segurança, a estatal também alegou motivos ergonômicos para banir o WhatsApp. Segundo o comunicado, o uso frequente do aplicativo em dispositivos móveis pode causar dores musculoesqueléticas e problemas de postura. Como o app é bloqueado nos navegadores dos computadores corporativos, os funcionários só conseguem utilizá-lo pelo celular — o que, segundo a estatal, prejudica a saúde física dos trabalhadores.

Crise financeira

A decisão ocorre em meio a uma das piores crises financeiras da história dos Correios. Em 2024, a empresa fechou o ano com um prejuízo de R$ 3,2 bilhões, o maior já registrado. Apenas em janeiro de 2025, o déficit foi de R$ 424 milhões — também um recorde negativo para o mês.

The post Correios proíbem uso de WhatsApp no trabalho por risco de vazamento de informações appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *