O Microsoft Build 2025, a conferência anual da big tech voltada para desenvolvedores, começou na segunda-feira (22), com anúncio de grandes novidades de IA. Uma delas foi no GitHub: um agente de IA incorporado ao Copilot poderá corrigir bugs e erros de codificação.
Para isso, o próprio usuário terá que acionar o agente. No entanto, depois disso, ele faz praticamente tudo por conta própria, apontando erros e sugestões de como melhorar uma codificação.

GitHub Copilot vai corrigir erros de codificação
A novidade é um agente de IA voltado para codificação, capaz de corrigir bugs, adicionar recursos e sugerir melhorias no código. O agente funciona incorporado ao GitHub Copilot.
A tecnologia entra em ação a partir do momento que um desenvolvedor atribui uma tarefa a ela. Em seguida, a IA faz o resto por conta própria: inicia uma máquina virtual, clona o repositório do código que deve ser analisado e faz todas as detecções necessárias – tudo isso enquanto salva o progresso e fornece resumos de seu raciocínio em tempo real.
Quando a tarefa designada estiver concluída, o GitHub Copilot marca o desenvolvedor para que ele revise os resultados. O usuário ainda pode deixar comentários e sugestões de melhorias. Nesse caso, a IA volta a trabalhar até chegar no resultado desejado.

A boa notícia é que o agente não faz as tarefas de forma mecânica. Segundo o anúncio, feito durante o Microsoft Build 2025, ele consegue entender as intenções por trás de uma tarefa – o que ajuda na resolução do problema.
O agente de codificação está disponível para usuários do Copilot Enterprise e Copilot Pro Plus pelo site e pelo aplicativo do GitHub, e pela ferramenta GitHub Command Line Interface.
A Microsoft ainda anunciou que vai disponibilizar o código-fonte do GitHub Copilot no Visual Studio Code. Ou seja, os desenvolvedores que assinam a plataforma poderão aproveitar o código da IA para criar seus próprios recursos.

Empresas rivais também apostam em IAs de codificação
A Microsoft não é a única, nem a primeira, a anunciar uma tecnologia voltada para codificação.
No final do ano passado, o Google revelou o Jules, seu próprio agente de IA para codificação. Já na semana passada, foi a vez da OpenAI, com o Codex (saiba os detalhes aqui).
Leia mais:
- Entrevista: Microsoft promete deixar a IA mais presente no seu dia a dia!
- Grok 3 de Elon Musk chega à plataforma de IA da Microsoft
- NotebookLM recebe app próprio para Android
As novidades do Microsoft Build 2025
O Microsoft Build 2025 começou na segunda-feira (19), com anúncios voltados principalmente para a inteligência artificial. O Olhar Digital cobriu os destaques.
Confira alguns deles:
- Microsoft Edge com IA ‘embutida’: por meio do modelo Phi-4-mini, será possível utilizar recursos de IA (como resumos de textos e traduções) diretamente pelo navegador. Confira aqui;
- NLWeb: Microsoft vai deixar você fazer buscas em sites igual você faz no ChatGPT. Saiba mais aqui;
- Microsoft Discovery: plataforma que usa agentes de IA para agilizar pesquisas e descobertas científicas. Leia aqui;
- Windows AI Foundry: plataforma unificada voltada para quem cria aplicações com IA no sistema operacional da empresa. Confira aqui;
- Mais IA no Edge e Outlook: aplicativos ganharão ainda mais recursos de IA. Agora, agentes artificiais vão facilitar o dia a dia do trabalho, com traduções diretamente na página do documento pelo navegador e resumos de e-mails na caixa de entrada. Veja neste link.
O post Copilot poderá corrigir bugs e erros no seu computador apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital