A ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, falou sobre as dinâmicas comerciais regionais na mudança circular durante o Fórum Mundial de Economia Circular, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
No evento, Izabella abordou o tema de transição energética. A ex-ministra acredita que a sociedade adiciona fontes de energia no mundo, em vez de fazer uma substituição. Por isso, não se discute a transição em si.
“O debate que o Brasil vai hospedar na COP30 vai mostrar as dificuldades dos países em toparem discutir o banimento de carvão ou de diesel da matriz energética global”, afirmou Izabella Teixeira.
Para ela, a pergunta que está na mesa não é só sobre quem produz, mas quem consome, quem compra petróleo no mundo.
“Todas as soluções climáticas são mais caras. A decisão estratégica do mundo de eletrificar e descarbonizar vai exigir uma visão de convergência entre três eras: a era climática, a era da natureza e a era digital tecnológica”, afirmou durante o evento.
O Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF) é uma iniciativa do Fundo Finlandês de Inovação Sitra e é organizado em conjunto pela FIESP, a CNI, a ApexBrasil e o SENAI.
Em sua nona edição, o fórum aborda temas relevantes de economia circular para a América Latina e o mundo
O WCEF 2025 reúne os principais especialistas globais para debater a necessidade urgente de adotar um novo modelo econômico e oferece ao setor produtivo a oportunidade de compartilhar soluções e estratégias empresariais para essa transição.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “COP30 mostra dificuldades dos países de banir carvão”, diz ex-ministra no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil