A cidade de Belém (PA) inaugurou, na manhã deste domingo (18), o Canal da Avenida Cipriano Santos, terceira obra de intervenção de saneamento básico como parte dos preparativos para a conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP 30).
O trabalho integra um pacote de investimentos urbanos que visa melhorar as condições de saneamento e mobilidade de Belém, legado que deve ficar após o evento internacional que vai ocorrer em novembro deste ano.
A obra fica localizada no bairro da Terra Firme, uma das regiões de periferia da capital, e foi completamente requalificada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Segundo o governo do Pará, a intervenção faz parte das ações de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, beneficiando diretamente mais de 300 mil pessoas.
Foram executadas obras como a recuperação das paredes do canal, instalação de novas redes de água, esgoto e drenagem, pavimentação das vias laterais, construção de quatro pontes, sete passarelas, urbanização de áreas próximas e até implantação de ciclofaixa.
Sobre a nova obra, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou: “Essa entrega é parte de um esforço conjunto que tem como foco o bem-estar da população. Não se trata apenas de uma intervenção para um evento, mas de um legado urbano que permanece”, declarou.
Segundo Mercadante, o banco está financiando 12 canais na cidade, em parceria com o governo do Pará, sob orientação do governo federal.
Investimento na capital
Desde que foi anunciada como sede da COP30, Belém tem recebido uma série de obras estruturantes. A previsão é que mais de R$ 1 bilhão seja investido em infraestrutura de saneamento e mobilidade urbana, abrangendo as bacias dos rios Tucunduba, Murutucu, Tamandaré e Una.
Só na requalificação de canais, 17 já passaram por intervenções — 13 deles como parte direta do projeto COP30. Além do BNDES, os recursos vêm do Tesouro Estadual e de parcerias com o Governo Federal e instituições como Itaipu Binacional.
Os investimentos têm como foco ampliar o acesso ao saneamento básico, prevenir enchentes e melhorar a mobilidade, impactando mais de 500 mil pessoas diretamente.
COP30: contagem regressiva
A COP30 vai reunir chefes de Estado, cientistas, ativistas e organizações de todo o mundo para discutir medidas de enfrentamento às mudanças climáticas, especialmente em regiões vulneráveis como a Amazônia.
Além da infraestrutura urbana, o evento também impulsiona ações em áreas como segurança, transporte, conectividade digital e turismo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em COP 30: obra de saneamento básico é entregue em Belém no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil