O Contrato Futuro de Bitcoin (BIT) já supera os R$ 2 trilhões em volume financeiro negociado após um ano do lançamento do derivativo da criptomoeda na Bolsa, informa a B3.
Segundo dados da DataWise+, plataforma da B3 e Neoway, a quantidade de futuros negociados entre abril de 2024 e abril de 2025 totalizou mais de 41 milhões de contratos. Apenas no mês de abril de 2025, foram negociados cerca de 4 milhões de contratos, uma alta de 4.189% comparado com abril do ano passado, quando foram negociados 102.160 contratos.
Segundo ainda dados da plataforma DataWise+, entre abril de 2024 e abril de 2025, os investidores não residentes lideraram o ranking de negociação do Futuro de Bitcoin na bolsa brasileira no período. Eles representam 53% do total, enquanto a pessoa física tem a segunda maior participação no período analisado, com 39% do volume total. Os fundos aparecem em terceiro lugar no ranking com aproximadamente 7% do total negociado no período.
Leia mais: XP começa pré-venda de ingressos da Expert 2025 e clientes com Cartão têm benefícios
Redução de contrato
O Contrato Futuro de Bitcoin utiliza o índice Nasdaq Bitcoin Reference Price Index como referência e possui vencimento mensal.
Atualmente, o valor do contrato é equivalente a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em reais. No entanto, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) aprovou recentemente a redução do contrato em dez vezes. A mudança passa a valer a partir de 16 de junho e o valor do contrato será 0,01 Bitcoin.
Nesse tipo de contrato, a liquidação é exclusivamente financeira, ou seja, não há compra e venda de criptomoedas. Os resultados financeiros das negociações ocorrem sobre a variação de preço da Bitcoin.
Saiba mais: Bitcoin pode renovar recorde de preço em breve; analistas apontam 4 razões
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também aprovou, no início do mês, o lançamento dos contratos Futuros de Ethereum (ETR) e de Solana (SOL). A expectativa é que os produtos sejam disponibilizados ao mercado no dia 16 de junho.
Os contratos Futuros de Ethereum e Solana terão a cotação em dólares americanos e referenciados pelos índices Nasdaq Ether Reference Price e Nasdaq Solana Reference Price, respectivamente.
Veja também: Trader: Contratos Futuros de Ethereum e Solana serão lançados na B3 após aval da CVM
The post Contrato Futuro de Bitcoin completa 1 ano com mais de R$ 2 tri negociados na Bolsa appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney