Todas as sextas-feiras, ao vivo, a partir das 21h (pelo horário de Brasília), vai ao ar o Programa Olhar Espacial, no canal do Olhar Digital no YouTube. O episódio da última sexta-feira (16) (que você confere aqui) foi uma entrevista com os talentos mirins, João Pedro Araújo (JP) e Nicole Oliveira de Lima Semião (Nicolinha), confirmados pelo Global Child Prodigy Awards (GCP Awards) como parte dos 100 jovens prodígios de 2025.
O GCP Awards reconhece crianças de até 15 anos que se destacam em áreas como artes, ciência, tecnologia, empreendedorismo, linguagens e outras dentre as 24 categorias contempladas. Criado para valorizar e dar destaque a jovens com habilidades especiais, essa instituição busca ajudar os gênios mirins a se conectar com as oportunidades certas para poderem gerar impacto significativo na sociedade.
Neste ano, a cerimônia acontecerá no dia 26 de junho na House of Commons, a “Casa dos Comuns” do Parlamento Britânico, em Londres, Reino Unido. No evento, será lançado o Global Child Prodigy Book 2025, livro com as histórias dos 100 jovens talentos desta edição.
O prêmio é considerado a primeira e única plataforma global dedicada a celebrar crianças com habilidades acima da média. Segundo os organizadores, mais do que premiar, o evento quer inspirar. “Essas crianças provam que a idade não é um limite para transformar o mundo”, diz Prashant Pandey, fundador e CEO do GCP Awards, em um comunicado oficial enviado à imprensa.
Durante o Olhar Espacial, os jovens prodígios brasileiros que marcarão presença no evento contaram seu cotidiano, inspirações e sonhos. Segundo Marcelo Zurita, “o Brasil tem bons motivos para esperar um futuro brilhante”.

Leia mais:
- Aluno de 11 anos ultrapassa QI de Einstein e Hawking
- Garoto de 8 anos recebe diploma de engenharia
- ITA seleciona crianças para prêmio de jovens talentos em ciência e tecnologia
Nicolinha: a garota prodígio em astronomia
A jovem Nicole Oliveira de Lima Semião, conhecida pelo apelido Nicolinha, é divulgadora cientifica e astrônoma mirim. Sua carreira é marcada pela identificação de asteroides e pelo ensino de ciências em suas redes sociais.
Nicole desenvolve projetos de “ciência cidadã” – pesquisas em que o público não acadêmico colabora na produção cientifica. A jovem talento participou de desafios propostos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a NASA, e recebeu uma medalha de honra pela detecção de 31 asteroides.
Ela é embaixadora internacional do Asteroid Day – o Dia Internacional do Asteroide. O evento é comemorado anualmente em 30 de junho, dia sancionado pelas Nações Unidas para conscientizar a população sobre os riscos de impactos de asteroides. Os parceiros da instituição organizam eventos, criam material educacional e comunicam nas mídias sobre a importância desses pequenos corpos rochosos.
Em 2022, Nicolinha recebeu pela primeira vez o GCP Awards, em Dubai. A pequena cientista guarda seu troféu, certificado e livro até hoje. Na edição deste ano, ela pretende reencontrar conhecidos em Londres e aproveitar para visitar pontos turísticos.

“Eu percebo que, por ganhar esse prêmio, posso inspirar outras crianças a estudarem mais e terem essa conquista também”, disse Nicole.
Além do mundo dos estudos, ela contou durante a entrevista que gosta de cantar, desenhar e atuar. Nicolinha também relatou que atualmente está estudando mandarim.
A família da jovem residia em Alagoas, mas se mudou para Fortaleza, Ceará, para que ela pudesse estudar no Colégio Farias Brito – um dos colégios de maior prestígio do Brasil. Segundo o estudo da SAS Educação, os alunos do Farias Brito tiveram o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na edição de 2023.
Nicole pretende ser engenheira aeroespacial. No futuro, ela gostaria de trabalhar em agências espaciais como a NASA e a ESA, mas pretende continuar a ensinar astronomia e divulgar ciência em suas redes sociais.
JP Araújo: o gênio da matemática
O garoto João Pedro Araújo, de apelido JP Araújo, produz videoaulas de matemática e física para seus mais de 22 mil seguidores no Instagram. O gênio mirim reside atualmente em Fortaleza, mas é de Caucaia, município no litoral do Ceará.
A motivação do pequeno prodígio vem da possibilidade de levar o ensino para pessoas com menos acesso à ciência. Ele faz experimentos em seu canal junto ao irmão. “Faço experiencias para mostrar a todos que ser um cientista não é tão difícil quanto parece”, explicou.
O jovem passou em três vestibulares antes dos 12 anos: dois da Universidade Estadual do Ceará (UECE), para os cursos de matemática e física, e um para o bacharelado em administração na Universidade de Fortaleza (Unifor). Segundo JP, o cotidiano na escola estava monótono e ele decidiu se desafiar. “Nem pensei duas vezes. Me inscrevi, fiz o vestibular e passei”, relatou.
João Pedro participou de duas edições da Olimpíada Brasileira de Física, quando esteve no 6° e no 7° ano do ensino fundamental. Agora, ele está estudando para a Seletiva da Olimpíada Internacional de Física e para o Torneio Brasileiro de Física. Em entrevista, JP disse que seu foco é nos desafios internacionais.
Aos finais de semana, o garoto brinca e prática esportes. Seu objetivo é produzir vídeo semanais, mas a rotina está agitada. “A minha vida sempre foi corrida, mas este ano está sendo muito mais”, comentou João Pedro.
Em seu cotidiano, o jovem estuda por meio de livros, sites e pratica para as olimpíadas. Ele usa a técnica pomodoro, que consiste em sessões de estudo de 25 minutos intercaladas por descansos de 5 minutos. Após quatro pomodoros, o estudante faz uma pausa longa, de 20 a 30 minutos.
JP Araújo pretende ser engenheiro aeroespacial e disse que gostaria de trabalhar na NASA. Porém, não quer deixar o ensino de lado, ele gostaria de ser também professor universitário no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
“Me sinto muito gratificado. Me alegro por meu esforço ter sido reconhecido e, como sou fascinado pelo ensino, fico muito orgulhoso que o GCP Awards me premiou de uma forma que ressaltou o ensino de ciência para jovens. Fico feliz que eu posso inspirar outras pessoas a partir da ciência”, concluiu João Pedro.
O post Conheça os jovens talentos do Brasil entre os 100 prodígios do ano apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital