Os cardeais da Igreja Católica definiram 7 de maio como a data de início do conclave que elegerá o novo líder espiritual para os 1,4 bilhão de católicos no mundo, segundo uma fonte do Vaticano ouvida pela Reuters.
O Papa Francisco, de 88 anos, morreu na segunda-feira de Páscoa, vítima de derrame e insuficiência cardíaca.
O pontífice foi sepultado no sábado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em um túmulo simples conforme seu pedido. A missa de corpo presente ocorreu na escadaria da Basílica de São Pedro e reuniu chefes de Estado, membros da realeza e centenas de milhares de fiéis em luto.
Na tarde de domingo, parte dos cardeais visitou o túmulo de mármore com a inscrição “Francisco” para prestar homenagem ao papa falecido. Durante o fim de semana, grandes multidões passaram pelo local de descanso final na basílica.
Na segunda-feira, o Colégio Cardinalício realizou a primeira congregação geral após o funeral. Essas reuniões, que acontecem diariamente, têm o objetivo de discutir temas internos da Igreja e organizar a eleição papal.
Atualmente, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar no conclave. Há hoje 135 cardeais com direito a voto para a escolha do próximo papa.
Definições para o novo papado
O processo de escolha do novo papa segue protocolos tradicionais, mas cada conclave é influenciado pelo cenário geopolítico e pelos desafios internos da Igreja. A expectativa é de que o novo líder enfrente temas como modernização das práticas religiosas e a crise de vocações sacerdotais, além de pressões políticas em diferentes regiões do mundo.
Ir para o conteúdo original: https://exame.com/mundo/conclave-para-eleger-sucessor-do-papa-francisco-comecara-em-7-de-maio-diz-agencia/