Ficou em dúvida na hora de preencher a sua declaração de Imposto de Renda 2025? O InfoMoney socorre você, com a ajuda de especialistas em contabilidade e tributos. Basta enviar a sua pergunta para o e-mail ir@infomoney.com.br . As mensagens passarão por uma triagem, e as selecionadas serão respondidas aqui no site e nas nossas redes sociais.
Confira abaixo a resposta para uma pergunta que foi compartilhada conosco:
Dúvida do leitor: No ano passado, fui contemplado com quatro cartas de consórcio. Essas cartas já foram declaradas no meu Imposto de Renda de 2023. Agora, comprei um apartamento com elas. Preciso zerar o consórcio e marcar a opção ‘bem encerrado em 2024’? Devo informar, no campo de observações, como ocorreu a contemplação e o valor do lance?
Resposta, por André Cavalcanti*:
“Sempre que um consórcio ainda não tenha sido contemplado, é necessário informar o valor final do ano da declaração a soma de todas as parcelas pagas até tal data. Caso o consórcio tenha sido contemplado, deve-se registrar no descritivo o valor de data do lance, bem como a data de contemplação.
Nesse caso, o valor final em 31/12 será zero. Deve-se registrar novo ativo, com saldo zero de abertura e o saldo pago (seja apenas o valor do consórcio ou o valor do consórcio somado a eventuais pagamentos adicionais).
O mesmo vale para múltiplos consórcios, bastando informar cada um individualmente como contemplados e o valor do novo ativo somado à combinação dos valores direcionados.”
*André Cavalcanti é sócio da Valore Contabilidade e Consultoria
- Imposto de Renda 2025: baixe o guia gratuito do InfoMoney que reúne tudo que você precisa para declarar os seus investimentos, sem cair nas garras do leão
The post Como informar no Imposto de Renda consórcio contemplado e usado na compra de imóvel? appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney