O terrorismo segue sendo uma das maiores ameaças para a segurança global na atualidade. E a preocupação aumenta em função da possibilidade de uso da inteligência artificial para organizar novos ataques.
Segundo reportagem do The Guardian, grupos como o Estado Islâmico estão utilizando a IA para amplificar a propaganda de recrutamento em multimídia de maneiras novas e expansivas. Um cenário que exige atenção das autoridades mundiais.
Adoção da IA dificulta o trabalho de contraterrorismo
- As agências de contraterrorismo desenvolvem há décadas formas de monitorar e combater grupos extremistas.
- Este trabalho se tornou ainda mais complexo com a popularização de ferramentas digitais.
- Estas tecnologias são utilizadas para recrutar novos membros, financiar secretamente operações via criptografia, baixar armas para impressão 3D e até espalhar técnicas para seus seguidores.
- Um cenário potencializado pela chegada da inteligência artificial.
- Ao mesmo tempo, grupos de extrema-direita também estão usando a inteligência artificial para criar memes e outras formas de desinformação.
- Existem registros até mesmo da utilização destas ferramentas para a criação de propagandas de Adolf Hitler.
Leia mais
- Estado Islâmico usa IA para criar noticiário terrorista
- IA e desinformação representam riscos globais, diz pesquisa
- Alerta: IA pode ser usada para criar armas biológicas
Planejamento de ataques pode se tornar mais eficiente
Fontes familiarizadas com os esforços de contraterrorismo do governo dos EUA afirmam que várias agências de segurança estão muito preocupadas com a forma como a IA está tornando os grupos terroristas mais eficientes em seu planejamento e operações. Segundo o Tech Against Terrorism, um órgão de vigilância de contraterrorismo online, os terroristas estão usando as ferramentas para aperfeiçoar suas atividades.
A entidade destaca que grupos como o Estados Islâmico já usam a IA para amplificar a propaganda de recrutamento em multimídia de maneiras novas e expansivas. Os criminosos até mesmo oferecem um “Guia para ferramentas e riscos de IA” para seus apoiadores. Chatbots, por exemplo, podem ser utilizados para pesquisar “como fazer explosivos”.
De acordo com a Tech Against Terrorism, o principal obstáculo está na deterioração da infraestrutura de contraterrorismo. A entidade afirma que os padrões de segurança diminuíram significativamente com plataformas e governos menos focados neste problema. Aliado ao aumento do uso da IA pelos terroristas, isso cria um cenário preocupante para a segurança global.
O post Como grupos terroristas estão usando a IA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital