Uma nova técnica promete mudar o cenário de implante de próteses de silicones mamárias. Em vez das conhecidas salas de cirurgias, uma simples visita ao consultório pode resolver o problema de quem quer aumentar os seios.
A novidade, que vem ganhando espaço em clínicas especializadas, é vista como uma alternativa menos invasiva para mulheres que desejam aumentar o volume das mamas sem recorrer a uma cirurgia tradicional.
Técnica dura menos de meia hora
Desenvolvida pela empresa Motiva, a Preservé é uma técnica que permite a inserção de próteses de silicone em consultório. De acordo com o cirurgião plástico Carlos Manfrim, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e embaixador da técnica no país, o procedimento é considerado seguro, além de priorizar o conforto e a praticidade.
“É como uma endoscopia. Dura em torno de 10 minutos. Ao todo, a paciente fica cerca de meia hora na clínica (…) Seria um ‘lunch time procedure’, no qual ela sai no horário de almoço, vai [para a clínica], aumenta a mama e volta para o trabalho”, descreve o médico.
Apesar de ser considerado um procedimento estético de baixa complexidade, a Preservé exige um protocolo bem definido e materiais específicos. A sedação e a anestesia local mantêm a paciente relaxada e sem dor.
Outras vantagens
Além da agilidade e praticidade, um ponto de destaque é a rápida recuperação proporcionada pela técnica.
“É praticamente imediata. Ela já consegue mexer os braços normalmente assim que acaba o procedimento. Pode dirigir em questão de horas, esperando apenas o efeito da sedação. Pode ir na academia dois dias depois.”
Isso se deve ao tamanho da incisão para o implante da prótese – menor do que as normalmente realizadas em outras técnicas. A cicatriz também é outro ponto positivo: seu tamanho é de, no máximo, 2,5 centímetros.
Para quem a técnica é indicada
O método é uma boa opção principalmente para quem:
- tem medo de intervenções cirúrgicas mais complexas;
- procuram por um resultado natural e harmônico;
- não pode se ausentar do trabalho ou da rotina por muitos dias;
- está em boas condições de saúde e possui mamas com formato preservado.
“Como o próprio nome diz, a técnica é voltada para preservar a mama. Então, ela não tem como objetivo mudar o formato da mama, nem fazer grandes alterações (posição da aréola, subir a mama, fazer um lift). O que se faz é o aumento, uma harmonização. Em pacientes que reclamam de falta de volume na parte superior da mama, é possível preenchê-la com a técnica.”.
Caso seja o desejo da pessoa realizar todas as modificações citadas, a mastopexia e outros procedimentos devem ser discutidos com o cirurgião responsável.
Assista também: Mulher é condenada por morte com silicone industrial
Silicone pode causar complicação? Saiba as principais e como evitá-las
Este conteúdo foi originalmente publicado em Como funciona o implante de silicone colocado em consultório? no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil