Home / Finanças / Como declarar imóvel após divórcio de casal com comunhão parcial de bens

Como declarar imóvel após divórcio de casal com comunhão parcial de bens

Como declarar imóvel após divórcio de casal com comunhão parcial de bens

O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física chega a ao fim agora no dia 30 de maio. E se você está com outras dúvidas na hora de preencher a sua declaração, o InfoMoney  junto com especialistas em contabilidade e tributos te dá uma ajuda. Basta enviar a sua pergunta para o e-mail ir@infomoney.com.br. As mensagens passarão por uma triagem, e as selecionadas serão respondidas aqui no site e nas redes sociais do InfoMoney.

Confira abaixo a resposta a uma dúvida do leitor:

Dúvida: Tenho uma dúvida sobre a declaração de imposto de renda após divórcio, cuja sentença saiu em 31/01/2024. Eu e minha ex-cônjuge compramos um apartamento durante o casamento em regime de comunhão parcial de bens. Na partilha judicial de bens, este apartamento ficou de posse dela. Mas ela ainda não transferiu oficialmente o apartamento no cartório. A ex-cônjuge já transferiu para minha conta o correspondente a 50% do valor do imóvel. Com este dinheiro, após a sentença judicial do divórcio, comprei um apartamento, utilizando essa quantia, mais as minhas economias, como entrada em um financiamento na Caixa Econômica Federal.

Minhas dúvidas são:

I. Se tenho de declarar o apartamento que a minha ex-cônjuge ainda não transferiu para o nome dela. Como ainda está em seu nome, pode declará-lo com o valor zerado em 31/12/2024, incluindo no campo “Discriminação” o detalhamento da situação.

II. Se (e como) tenho que declarar o valor em dinheiro que minha ex-cônjuge transferiu para minha conta em razão do acordo da partilha do divórcio.

III. Se (e como) tenho que declarar o contrato de financiamento da Caixa Econômica Federal referente à compra do imóvel pós-divórcio.

Resposta Juliana Ribas *

Sim, deverá declarar o valor recebido na ficha de Rendimentos Isentos, no código 19 “Transferências patrimoniais – meação e dissolução da sociedade conjugal” indicando o CPF da ex-cônjuge. Deverá ainda avaliar se houve ganho de capital na operação. Por exemplo, se o valor de aquisição do imóvel foi de R$ 100 mil, e era por este valor que o imóvel era declarado antes do divórcio, se o valor recebido por 50% do mesmo foi de R$ 150 mil, então houve ganho.

Neste caso, para apuração de ganho de capital, o imposto deveria ter sido pago no mês seguinte à atualização do valor do bem em partilha e da assinatura do divórcio. A alíquota do IR é de 15% para ganhos de até 5 milhões de reais.

Para declarar o ganho, deverá utilizar o programa GCAP e importar as informações dele para o IRPF.

Se o imóvel está alienado ao financiamento, não é preciso declarar a dívida. Basta declarar o próprio imóvel novo na ficha de Bens e Direitos, incluindo todos os dados da escritura, e no campo “Situação em 31/12/2024” o valor deverá ser a soma da entrada dada e das parcelas pagas pelo financiamento em 2024. Anualmente este valor será acrescido do montante pago pelo imóvel, além de eventuais benfeitorias e reformas que sejam feitas.

*consultora especialista em assuntos regulatórios da Contabilizei

Imposto de Renda 2025: baixe o guia gratuito do InfoMoney que reúne tudo que você precisa para declarar os seus investimentos, sem cair nas garras do leão

The post Como declarar imóvel após divórcio de casal com comunhão parcial de bens appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *